Minhas Finanças

123 planos de saúde de 28 operadoras têm venda suspensa

Em mais uma fase do ciclo de monitoramento dos planos de saúde, ANS suspende a venda de planos que registraram muitas reclamações


	Médico e estetoscópio: Operadoras que descumprem regras de atendimento da ANS são punidas
 (GettyImages)

Médico e estetoscópio: Operadoras que descumprem regras de atendimento da ANS são punidas (GettyImages)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de agosto de 2014 às 16h11.

São Paulo – A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou, nesta quinta-feira (14), a suspensão da comercialização de 123 planos de saúde de 28 operadoras de todo o país a partir do próximo sábado (16).

A proibição é fruto das reclamações dos consumidores, que tiveram prazos para a marcação de consultas, exames e cirurgias descumpridos ou coberturas indevidamente negadas.

As novas suspensões fazem parte do 10º Ciclo de Monitoramento da Garantia de Atendimento da ANS. Os ciclos começaram no final de 2011 e ocorrem a cada três meses. 

Até o próximo ciclo, os planos suspensos podem sanar seus problemas e voltar a ser vendidos ou podem ter a suspensão prorrogada.

Das 28 operadoras com planos suspensos neste novo ciclo, 22 já tinham planos em suspensão no ciclo anterior. Seis das 28 operadoras punidas não constavam na lista de suspensões anterior e cinco têm planos suspensos pela primeira vez.

Algumas operadoras, que tiveram avanços em relação às reclamações dos consumidores, poderão voltar a comercializar seus planos. Neste 10º Ciclo, 104 planos de 34 operadoras foram reativados.

Queixas levam a punições

Neste 10º Ciclo de Monitoramento, a ANS recebeu 13.009 reclamações de 19 de março a 18 de junho deste ano. A cada queixa foi aplicada pela ANS a mediação de conflitos entre consumidores e as operadoras.

A resolução das reclamações deve ser feita até cinco dias úteis a partir do momento de registro na ANS. Em seguida, o consumidor tem dez dias úteis para informar se seu problema foi resolvido ou não (veja como reclamar do seu plano de saúde da forma certa).

A base para as suspensões dos planos são as reclamações referentes a problemas assistenciais, como o rol de procedimentos, o período de carência dos planos, rede de atendimento, reembolso e autorização para procedimentos.

Confira a lista completa dos 123 planos de saúde com venda suspensa.

Acompanhe tudo sobre:ANSConsumidoresPlanos de saúdeSaúdeSaúde no Brasil

Mais de Minhas Finanças

Consumidores têm até 30 de novembro para negociar dívidas bancárias em Mutirão

Como calcular o valor do 13º salário; pagamento acontece esta semana

Pé-de-Meia: pagamento a estudantes começa nesta segunda

Aposentados e pensionistas do INSS começam a receber hoje; veja calendário