Minhas Finanças

12 ações para um ano com menos pechinchas

A BOLSA SUBIU 83% EM 2009 E JÁ DEIXOU ALGUNS PAPÉIS CAROS. SAIBA QUAIS SÃO AS BOAS OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTO PARA 2010 NA OPINIÃO DE 40 PROFISSIONAIS DAS PRINCIPAIS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS DO PAÍS

Vale: uma das 12 ações indicadas para 2010 (.)

Vale: uma das 12 ações indicadas para 2010 (.)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de julho de 2010 às 11h48.

No início de 2009, poucos analistas tinham dúvidas de que boa parte das ações da BM&F Bovespa estava barata - a questão era se os papéis ficariam ainda mais baratos, caso a instável situação da economia mundial na época perdurasse. Depois da arrancada da bolsa no ano passado - o Ibovespa subiu 83% -, 2010 começa de um jeito totalmente diferente: a maioria dos analistas acredita que haja espaço para valorização, mas ressalta que é preciso separar as ações que subiram demais das que oferecem oportunidades de ganho.

Considerando a relação entre o preço das ações e o lucro das empresas, a bolsa brasileira está mais barata que a maioria dos mercados emergentes, como China, Índia e México. "O Brasil não é uma miragem, mas para fazer bons investimentos no país é preciso avaliar preços", diz Robert Johnson, ex-gestor de mercados emergentes da Soros Fund Management, gestora de recursos do investidor George Soros. "Se eu ainda administrasse carteiras, investiria no Brasil." Para ajudar o investidor que quer pessoalmente escolher quais ações comprar, EXAME perguntou a 40 profissionais dos principais bancos, corretoras e gestoras de recursos do país quais são as ações mais promissoras para o ano. Depois, cruzou as informações com uma pesquisa da consultoria Economática que analisou a relação entre o preço dos papéis e o lucro das empresas. O resultado são as 12 indicações a seguir.

 A recomendação dos especialistas é fazer um acompanhamento da situação das empresas ao longo do ano - se houver mudanças significativas, pode ser hora de rever o investimento. Atenção: quem não se sente seguro para montar a própria carteira ou acha que não terá tempo ou paciência para acompanhar o desempenho de cada companhia, recomenda-se que invista na bolsa via fundos de ações.

Vale (VALE5)
Risco: Médio
Setor: Mineração
Por que foi indicada:
Maior produtora mundial de minério de ferro, a principal matéria-prima das siderúrgicas, a Vale vai ganhar com o aumento da demanda de aço em 2010, dizem os analistas. A utilização da capacidade instalada das siderúrgicas - muitas delas na Europa - aumentou de 58% para 75% no último ano. É esperado um novo aumento nos preços do minério de ferro para os próximos meses.
Atenção se...
...a previsão de crescimento do PIB chinês ficar abaixo de 8% e o governo brasileiro retomar a ideia de taxar o minério.
Quantos analistas recomendaram a ação(1) = 29
Índice preço-lucro da empresa(2) = 25
Índice preço-lucro do setor = 31

Brasil Foods (BRFS3)
Risco: Médio
Setor: Alimentos
Por que foi indicada:
O aumento da renda das famílias no Brasil e em países emergentes tem elevado o consumo de alimentos, o que beneficia a empresa. Segundo a Gradual Corretora, as sinergias decorrentes da fusão entre a Sadia e a Perdigão, que formou a Brasil Foods em 2009, podem resultar em economia de custos de até 4 bilhões de reais.
Atenção se...
...o Cade impuser restrições à integração das empresas e o real valorizar em relação ao dólar, o que reduziria o lucro das exportações.
Quantos analistas recomendaram a ação(1) = 16
Índice preço-lucro da empresa(2) = 118
Índice preço-lucro do setor = 197


Pão de Açúcar (PCAR5)
Risco: Médio
Setor: Varejo
Por que foi indicada:
A união com a Casas Bahia e a aquisição da Globex, controladora do Ponto Frio, devem gerar ganhos de escala e aumentar a eficiência logística do grupo, na opinião dos analistas. Além disso, a corretora Planner espera um crescimento nas vendas de eletroeletrônicos e bebidas neste ano, em razão da Copa do Mundo na África.
Atenção se...
...as vendas de eletrodomésticos caírem a partir de fevereiro, com o fim do IPI reduzido, e se houver restrições à integração das empresas.
Quantos analistas recomendaram a ação(1) = 14
Índice preço-lucro da empresa(2) = 32
Índice preço-lucro do setor = 102

Lojas Americanas (LAME4)
Risco: Médio
Setor: Varejo
Por que foi indicada:
A empresa tem um plano que prevê aumentar em 80% o número de lojas até 2013. Os analistas da corretora do Santander preveem que a financeira Americanas Itaú, associação entre a varejista e o banco, vai começar a dar lucro, em razão do aumento das compras parceladas. Também é esperado um crescimento das vendas online por meio da B2W.
Atenção se...
...concorrentes como Casas Bahia, (em integração com o Pão de Açúcar) e Walmart investirem agressivamente em vendas online e reduzirem a fatia de mercado da B2W.
Quantos analistas recomendaram a ação(1) = 11
Índice preço-lucro da empresa(2) = 71
Índice preço-lucro do setor = 102

CSN (CSNA3)
Risco: Médio
Setor: Siderurgia
Por que foi indicada:
É uma das siderúrgicas mais lucrativas do mundo porque fabrica aço de maneira integrada: é dona da Casa de Pedra, uma gigantesca mina de minério de ferro, a principal matéria-prima do setor. Neste ano, segundo um relatório do banco Barclays, a CSN deve ganhar com o aumento da venda de aço e minério de ferro no Brasil e no exterior.
Atenção se...
...a CSN, entrar numa guerra de preços para comprar a portuguesa Cimpor e se o preço do aço importado cair.
Quantos analistas recomendaram a ação(1) = 9
Índice preço-lucro da empresa(2) = 8
Índice preço-lucro do setor = 13

Marfrig (MRFG3)
Risco: Médio
Setor: Alimentos
Por que foi indicada:
Tem a operação mais lucrativa entre os frigoríficos brasileiros. Segundo a Itaú Corretora, a aquisição da Seara, em setembro de 2009, tornou os resultados da Marfrig menos dependentes da venda de carne in natura e transformou a empresa em uma companhia de alimentos completa, que passa por todas as etapas do processamento de carnes.
Atenção se...
...algum país impuser barreiras sanitárias às carnes brasileiras e se a empresa não tomar medidas para reduzir sua dívida.
Quantos analistas recomendaram a ação(1) = 9
Índice preço-lucro da empresa(2) = 12
Índice preço-lucro do setor = 197


Gol (GOLL4)
Risco: Alto
Setor: Transporte aéreo
Por que foi indicada:
A expectativa dos analistas é que o transporte aéreo nacional - que cresceu 17% em 2009 e 30% só em dezembro - continue em alta, com a expansão da economia. Segundo profissionais de mercado, a Gol pode se beneficiar desse cenário mais que sua maior concorrente, a TAM, por ser mais eficiente e mais focada no mercado interno.
Atenção se...
...o real desvalorizar mais de 15% e o preço do petróleo voltar a bater 100 dólares, o que aumenta os custos.
Quantos analistas recomendaram a ação(1) = 11
Índice preço-lucro da empresa(3) = –
Índice preço-lucro do setor(3) = –

OGX (OGXP3)
Risco: Alto
Setor: Petróleo
Por que foi indicada:
Controlada pelo empresário Eike Batista, a OGX tem planos agressivos de crescimento e vem apresentando sucesso em 70% de suas perfurações na bacia de Campos, maior que a média do mercado, de 10%. Analistas esperam que a empresa faça novas descobertas nos próximos meses. Fora isso, a ação entrou para o Ibovespa, o que deve aumentar sua liquidez.
Atenção se...
...a empresa não tiver sucesso na extração de petróleo dos poços, algo que ainda não começou a fazer.
Quantos analistas recomendaram a ação(1) = 11
Índice preço-lucro da empresa(2) = 208(4)
Índice preço-lucro do setor = 15

Itaúsa (ITSA4)
Risco: Médio
Setor: Bancos
Por que foi indicada:
É a holding que controla o Itaú Unibanco. Os analistas esperam que os ganhos de sinergia da fusão entre os bancos, ocorrida em 2008, apareçam nos resultados deste ano. O desempenho também deve ser beneficiado pelo esperado aumento do crédito. Além disso, a Itaúsa, controladora da Duratex, pode ganhar com a expansão do setor imobiliário.
Atenção se...
...a maior concessão de crédito aumentar a inadimplência e se crescer a concorrência dos bancos públicos.
Quantos analistas recomendaram a ação(1) = 8
Índice preço-lucro da empresa(2) = 17
Índice preço-lucro do setor = 27

Petrobras (PETR4)
Risco: Alto
Setor: Petróleo
Por que foi indicada:
Graças à descoberta de reservas, a Petrobras é vista como uma das poucas grandes empresas do mundo com capacidade de aumentar a produção. É positivo o atual patamar do preço do petróleo, que, segundo os analistas, deve se manter em 70 dólares neste ano, ante a média de 60 dólares de 2009.
Atenção se...
...houver diluição dos minoritários na capitalização que será feita em 2010 e se os custos de exploração do pré-sal reduzirem o lucro.
Quantos analistas recomendaram a ação(1) = 19
Índice preço-lucro da empresa(2) = 12
Índice preço-lucro do setor = 15


BM&F Bovespa (BVMF3)
Risco: Alto
Setor: Finanças
Por que foi indicada:
Uma das maiores bolsas de ações e derivativos do mundo, é pouco endividada e não precisa fazer grandes investimentos em tecnologia e instalações, o que faz dela uma boa pagadora de dividendos. Os analistas também esperam que as negociações de altíssima velocidade, um mercado ainda em desenvolvimento no país, aumentem o volume de negócios.
Atenção se...
...houver fortes aumentos de juros nos países ricos, o que pode atrair investimentos que viriam para a bolsa.
Quantos analistas recomendaram a ação(1) = 9
Índice preço-lucro da empresa(2) = 35
Índice preço-lucro do setor = 35(5)

Brookfield (BISA3)
Risco: Alto
Setor: Construção civil
Por que foi indicada:
A empresa atua no segmento de escritórios, visto como promissor, e está desenvolvendo projetos de imóveis para a baixa renda para aproveitar o programa Minha Casa, Minha Vida, do governo. A Brookfield já levantou recursos para financiar essa nova fase, com a emissão de debêntures e uma oferta de ações de quase 600 milhões de reais em 2009.
Atenção se...
...os projetos para a baixa renda não forem aprovados no Minha Casa, Minha Vida.
Quantos analistas recomendaram a ação(1) = 8
Índice preço-lucro da empresa(2) = 22
Índice preço-lucro do setor = 29


Acompanhe tudo sobre:Açõesaplicacoes-financeirasbolsas-de-valores

Mais de Minhas Finanças

Nova portaria do INSS suspende por seis meses bloqueio de benefícios por falta de prova de vida

Governo anuncia cancelamento do Bolsa Família para 1.199 candidatos eleitos em 2024

Nota Fiscal Paulista libera R$ 39 milhões em crédito; veja como transferir o dinheiro

Mega-Sena concurso 2.816: aposta de Indaiatuba (SP) ganha prêmio de R$ 37,3 milhões