A freight train carrying iron ore travels along a track near a Rio Tinto Group rail yard in Karratha, Western Australia, Australia, on Wednesday, June 22, 2022. Iron ore is on course to end the week lower, with the increase in Chinese steel plants being idled and swelling inventories seen as signs of stagnant demand. Photographer: Carla Gottgens/Bloomberg via Getty Images (Carla Gottgens/Bloomberg via/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 10 de agosto de 2022 às 18h00.
A mineração tem sido uma parte importante da economia do Brasil desde os tempos coloniais, quando os portugueses se estabeleceram na região rica em ouro que mais tarde se tornou o estado de Minas Gerais. Esse segmento também inclui o minério de ferro.
Quando falamos do setor mineral, o Brasil tem seu “rei”, o minério de ferro, que possui reservas particularmente altas em relação ao resto do mundo. Segundo a Global Iron Ore Mining, empresa que fornece estatísticas e informações globais sobre essa commodity, o Brasil possui a terceira maior reserva do mundo, atrás apenas da Austrália e da Rússia.
A indústria de mineração desempenha um papel importante na economia brasileira, respondendo por 1,61% do PIB brasileiro. No entanto, além de sua contribuição para a economia nacional, a exploração de minério de ferro também é fundamental para o sucesso do setor externo, tornando a balança comercial superavitária.
Conforme o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), a balança comercial mineral, ou seja, a diferença entre as exportações e importações de minério, trouxe uma importante contribuição para a manutenção do superávit comercial do Brasil em 2021, totalizando cerca de US$ 49 bilhões.
Mesmo durante a pandemia, a indústria obteve um bom desempenho em termos de produção e exportação. Empresas locais anunciaram planos para aumentar o investimento para desenvolver abordagens mais sustentáveis baseadas em soluções digitais, aumentar a produtividade e melhorar a segurança.
Segundo estudo da Logcomex, startup que fornece soluções de big data e automação para comércio exterior, entre janeiro de 2021 e novembro de 2021, o Brasil exportou US$ 37,092 bilhões em minério de ferro, com a Ásia respondendo por mais de 70% das vendas.
O principal uso do minério de ferro, cerca de 98%, é utilizado para a fabricação de aço. Os 2% restantes são usados em aplicações como:
Conforme mencionado anteriormente, o minério de ferro é vital para a produção de aço. O aço é uma liga dura e durável elaborada principalmente de ferro, mas combinada com pequenas quantidades de outros metais, forma a base da sociedade industrial.
O aço é usado em infraestrutura de transporte, como ferrovias e automóveis, bem como em máquinas e eletrodomésticos. Além disso, é usado na construção, como na criação de pontes, arranha-céus e aeroportos.
A mineração de minério de ferro no Brasil começou na década de 1950, quando o governo tomou conhecimento de suas enormes reservas. Na época, no entanto, a produção de café estava crescendo e era a espinha dorsal da economia do país.
Assim, foi somente quando os preços do café caíram durante a Grande Depressão que o presidente Getúlio Vargas viu a industrialização como um meio de diversificar a base econômica do país e substituir as importações caras por produtos produzidos localmente.
Como resultado, foram criados empregos sem precedentes e um enorme estímulo à economia. Em 1942, o presidente Vargas criou a mineradora estatal Companhia Vale do Rio Doce para extrair minério de ferro.
Em 1950, 80% das exportações de minério de ferro do Brasil foram para os Estados Unidos, que permaneceu como o principal mercado para a commodity no Brasil durante esta década.
Em suma, durante toda a história do Brasil, a mineração de minério de ferro tornou-se vital para a infraestrutura urbana e industrial do país, usado para tudo, desde trilhos ferroviários até concreto armado.
Este artigo te ajudou a entender a importância do minério de ferro? Confira outros conteúdos como esse em nosso Guia de Investimentos, como:
O que é mercado externo?
Banco Central: qual a importância do Bacen?
O que é PIB?