Mercados

Yields da Espanha sobem após Moody's rebaixar regiões

A agência de classificação de risco surpreendeu os mercados e provocou um forte rali nos títulos espanhóis na semana passada


	Agência de classificação de risco Moody´s
 (Mike Segar/Reuters)

Agência de classificação de risco Moody´s (Mike Segar/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de outubro de 2012 às 06h54.

Londres - Os yields dos títulos da Espanha subiram nesta terça-feira depois que a Moody's rebaixou os ratings de crédito de cinco das regiões do país, incluindo a economicamente importante mas envividada Catalunha.

A Moody's, que surpreendeu os mercados e provocou um forte rali nos títulos espanhóis na semana passada ao afirmar o rating de grau de investimento da Espanha, rebaixou as cinco regiões em um a dois graus, citando suas limitadas reservas de dinheiro e futuros pagamentos de dívida.

Isso inclui a região da Catalunha, que responde por um quinto da produção econômica da Espanha mas está for a dos mercados internacionais, forçando-a a buscar ajuda estatal de pouco mais de 5 bilhões de euros.

O rebaixamento das regiões ampliou o nervosismo do mercado sobre a Espanha, que já estava alto uma vez que o governo do primeiro-ministro Mariano Rajoy evita buscar um resgate, o que possibilitaria o suporte do Banco Central Europeu aos títulos do país.

Rajoy afirmou na sexta-feira, após uma cúpula da União Europeia, que ainda não havia decidido se buscará ou não ajuda.

Traders e estrategistas esperam que os yields espanhóis avancem nos próximos dias, mas descartaram uma venda generalizada na dívida dada a perspectiva de eventual intervenção do BCE.

Os títulos de 10 anos da Esoanha subiram 0,05 ponto percentual, para 5,57 or cento, afastando-se da mínima de seis meses de 5,297 por cento na sexta-feira, depois que a Moody's manteve um rating do país um degrau acima do status de "junk".

Os yields de dois anos voltaram a ficar acima da marca de 3 por cento que havia sido rompida pela primeira vez em mais de um mês na semana passada.

Acompanhe tudo sobre:Agências de ratingEspanhaEuropaMercado financeiroMoody'sPiigsRatingTítulos públicos

Mais de Mercados

Antes isentos, fundos imobiliários podem começar a pagar imposto com reforma tributária

Ibovespa sobe 1% com ajuda de Vale (VALE3); dólar fecha na casa dos R$ 6

Braskem anuncia R$ 614 milhões em investimentos para ampliar produção