Mercados

Yellen levanta ações de Wall Street

Índice Dow Jones subiu 0,82 por cento, a 16.457 pontos, o S&P 500 teve valorização de 0,79 por cento, a 1.872 pontos


	Janet Yellen, nova chair do Fed: economista acalmou temores sobre uma alta na taxa de juros nos EUA mais cedo do que o esperado
 (Jewel Samad/AFP Photo)

Janet Yellen, nova chair do Fed: economista acalmou temores sobre uma alta na taxa de juros nos EUA mais cedo do que o esperado (Jewel Samad/AFP Photo)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de março de 2014 às 18h28.

Nova York - As ações norte-americanas avançaram nesta segunda-feira, com o índice S&P 500 encerrando tanto março quanto o primeiro trimestre do ano com alta moderada, após a chair do Federal Reserve, Janet Yellen, acalmar temores sobre uma alta na taxa de juros nos Estados Unidos mais cedo do que o esperado.

O índice Dow Jones fechou a sessão em alta de 0,82 por cento, a 16.457 pontos, o S&P 500 teve valorização de 0,79 por cento, a 1.872 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq ganhou 1,04 por cento, a 4.198 pontos.

O Dow subiu 0,8 por cento no mês, mas caiu 0,7 por cento no trimestre. Já o S&P 500 subiu 0,7 por cento no mês e 1,3 por cento no trimestre. O Nasdaq perdeu 2,5 por cento em março, mas fechou o trimestre com ganho de 0,5 por cento.

Foi o quinto trimestre seguido de ganho para o S&P 500 e o Nasdaq.

Na sessão, os ganhos foram generalizados, com nove dos 10 índice setoriais do S&P registrando alta. Cerca de 73 por cento das ações negociadas na NYSE e na Nasdaq subiram.

O setor de bens primários registrou a melhor performance, subindo 2,1 por cento, enquanto o índice de serviços públicos ganhou 1,3 por cento.

Em seus primeiro discurso público após se tornar chair do Fed há dois meses, Yellen disse que o compromisso "extraordinário" do banco central dos Estados Unidos em impulsionar a economia, especialmente o mercado de trabalho, ainda será necessário por algum tempo.

No começo do mês, Yellen elevou os temores ao dizer que o período entre o fim do programa de compra de ativos e o início da alta dos juros pode ser de seis meses, um cronograma mais apertado do que muitos imaginavam.

"O que Yellen fez hoje foi aliviar a confusão e dar um pouco mais clareza. Quando não há preocupações sobre o aperto do Fed, o mercado consegue respirar um pouco melhor", afirmou o estrategista-global para mercados do JP Morgan Asset Management, Joseph Tanious.

Texto atualizado às 18h27min do mesmo dia, para adicionar informações do fechamento do mercado.

Acompanhe tudo sobre:Dow JonesEconomistasJanet YellenMercado financeiroNasdaq

Mais de Mercados

Vale (VALE3) sobe 6% após anúncio de pacote de estímulos da China

'Cenário geopolítico está piorando', alerta CEO do JPMorgan ao falar sobre guerras

Ibovespa opera em alta puxado por forte avanço de Vale (VALE3); dólar cai 1,4%

Pacote de estímulo da China, ata do Copom e Lula na ONU: o que move o mercado