Invest

Warren Buffett critica tarifas de Donald Trump e alerta para inflação

Investidor de 94 anos afirma que tarifas são “um ato de guerra” e podem prejudicar consumidores

Karla Mamona
Karla Mamona

Editora da Homepage

Publicado em 3 de março de 2025 às 09h52.

Tudo sobrewarren-buffett
Saiba mais

O investidor Warren Buffett fez uma declaração sobre as tarifas impostas pelo ex-presidente Donald Trump, alertando que medidas desse tipo podem gerar inflação e prejudicar os consumidores.

“Tarifas são, na verdade, um ato de guerra, de certa forma”, afirmou Buffett em entrevista à CBS News, durante um documentário sobre a editora do Washington Post, Katharine Graham.

O bilionário, que comanda a Berkshire Hathaway, conglomerado com negócios em seguros, ferrovias, manufatura, energia e varejo, destacou que tarifas são, na prática, uma forma de tributação. “Com o tempo, elas funcionam como um imposto sobre os produtos. A Fada do Dente não paga por elas!”, brincou Buffett.

Tarifas sobre México, Canadá e China entram em vigor em março

O comentário marca a primeira vez que Buffett se manifesta publicamente sobre a política comercial de Trump. O republicano anunciou que, a partir de 4 de março, entrariam em vigor tarifas de 25% sobre importações do México e do Canadá e um adicional de 10% sobre produtos da China. Pequim já prometeu retaliar.

Buffett já havia alertado, em 2018 e 2019, sobre os riscos de conflitos comerciais, prevendo possíveis impactos negativos na economia global.

Apesar de suas observações sobre tarifas, o investidor evitou fazer previsões sobre a economia dos EUA. “Acho que é o assunto mais interessante do mundo, mas não posso falar sobre isso”, disse à CBS.

Buffett adota postura defensiva no mercado

Nos últimos meses, Buffett tem vendido ações rapidamente e acumulado um recorde de dinheiro em caixa. Para alguns analistas, essa postura sinaliza pessimismo com o mercado. Outros acreditam que ele está preparando a Berkshire Hathaway para seu sucessor, reduzindo posições exageradas e fortalecendo a liquidez da empresa.

A recente volatilidade dos mercados reflete incertezas sobre o crescimento econômico, mudanças imprevisíveis de política sob Trump e os altos níveis de valorização das ações. O S&P 500 acumula alta modesta de 1% no ano.

*Com agências internacionais

Acompanhe tudo sobre:warren-buffettDonald TrumpTarifas

Mais de Invest

Nubank poderia ser avaliado em US$ 140 bilhões — se fosse um banco americano, diz JPMorgan

AstraZeneca se antecipa a prazo dado por Trump e oferece descontos de até 70% em remédios nos EUA

Latam planeja até 30 novos destinos no Brasil com encomenda de jatos da Embraer

Procon inicia averiguação de falhas da Enel no fornecimento de energia após fortes chuvas em SP