EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 31 de maio de 2011 às 23h24.
Nova York - A Bolsa de Nova York fechou em alta nesta terça-feira, diante do otimismo acerca de uma solução para a crise na Grécia, apesar da publicação de indicadores decepcionantes nos Estados Unidos: o Dow Jones ganhou 1,03% e o Nasdaq, 1,37%.
O Dow Jones Industrial Average avançou 128,21 unidades, a 12.569,79 pontos, e o Nasdaq subiu 38,44 unidades, a 2.835,30.
O índice ampliado Standard & Poor's 500 ganhou 1,06% (14,10 pontos) a 1.345,20.
A Bolsa de Nova York não funcionou na segunda-feira, feriado do "Memorial Day".
"As fortes altas no mercado europeu prepararam o terreno para o avanço (em Wall Street), com a expectativa de que os líderes da União Europeia adotem um novo plano de ajuda à Grécia", explicou Scott Marcouiller, da Wells Fargo Advisors.
Segundo o Wall Street Journal, a Alemanha estaria disposta a aceitar uma nova ajuda financeira a Atenas sem exigir que os investidores privados da dívida pública grega ampliem os prazos de quitação de seus empréstimos.
A perspectiva de um acordo entre países europeus foi recebida com alívio pelos mercados, que temem há semanas uma reestruturação da dívida grega, potencialmente muito custosa para o sistema bancário europeu.
Os índices de Wall Street haviam perdido terreno pela manhã após a publicação de indicadores econômicos decepcionantes nos Estados Unidos. O índice ISM, que mede a atividade econômica na região de Chicago, caiu mais que o previsto, do mesmo modo que o índice de confiança dos consumidores medido pelo Conference Board.
No mercado imobiliário, os preços das residências caíram em março, pelo nono mês consecutivo.
No mercado obrigatório, o rendimento dos bônus do Tesouro a 10 anos retrocedeu a 3,050%, contra 3,064% na tarde de sexta-feira. O papel a 30 anos fechou a 4,216%, contra 4,240%.