Mercados

Wall Street fecha em queda por preocupação com estímulos

As ações norte-americanas caíram nesta sexta-feira e fecharam a semana no vermelho


	O índice Dow Jones caiu 0,70 %, a 15.070 pontos, de acordo com dados preliminares, enquanto o índice Standard & Poor's 500 recuou 0,59 %, a 1.626 pontos
 (Getty Images)

O índice Dow Jones caiu 0,70 %, a 15.070 pontos, de acordo com dados preliminares, enquanto o índice Standard & Poor's 500 recuou 0,59 %, a 1.626 pontos (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de junho de 2013 às 19h54.

Nova York - As ações norte-americanas caíram nesta sexta-feira e fecharam a semana no vermelho em meio a preocupação crescentes com a possibilidade dos principais bancos centrais reduzirem seus programas de estímulo monetário em breve.

O índice Dow Jones caiu 0,70 %, a 15.070 pontos, de acordo com dados preliminares, enquanto o índice Standard & Poor's 500 recuou 0,59 %, a 1.626 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq recuou 0,63 %, para fechar em 3.423 pontos.

Na semana, Dow Jones recuou 1,2 %, o índice S&P 500 deslizou 1 % e Nasdaq perdeu 1,3 %.

Incertezas sobre a longevidade da política monetária frouxa em todo o mundo têm causado muita volatilidade. O nervosismo ficou um pouco mais acentuado no início da semana, quando o Banco do Japão decidiu manter a política monetária estável.

A atenção está agora focada na reunião de política monetária do Federal Reserve, o banco central norte-americano, na próxima semana. O pronunciamento do chairman do Fed, Ben Bernanke, no Congresso em 22 de maio levantou preocupações de que o Fed poderá em breve começar a reduzir seus estímulos.

"Bernanke vai tentar acalmar o mercado e manter sua posição de que ele não fará um aperto em breve", disse Quincy Krosby, estrategista de mercado da Prudential Financial, em Newark, Nova Jersey.

"O mercado quer ver o calendário para a redução gradual (dos estímulos), duvido que conseguirão isso", comentou.

Atualizada às 19h54

Acompanhe tudo sobre:Dow JonesFed – Federal Reserve SystemMercado financeirowall-street

Mais de Mercados

Jamie Dimon, CEO do JPMorgan, aconselha Trump: 'Pare de discutir com Powell sobre juros'

Banco do Brasil promove trocas nas lideranças de cinco empresas do conglomerado

Bolsas globais superam desempenho dos EUA nos primeiros seis meses do governo Trump

Ibovespa fecha em queda de 1,61% pressionado por tensões políticas