Mercados

Wall Street e Ibovespa reduzem ganhos após decisão do Fed

Autoridade monetária não sinalizou ação para evitar o desaquecimento da economia dos Estados Unidos

Falta de medidas para estimular a recuperação dos EUA decepcionou investidores (Mario Tama/Getty Images)

Falta de medidas para estimular a recuperação dos EUA decepcionou investidores (Mario Tama/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de agosto de 2011 às 16h42.

São Paulo – Os principais índices de ações nos Estados Unidos e no Brasil reduziram os ganhos observados no decorrer desta terça-feira (9), com os investidores frustrados após o Federal Reserve (Fed, banco central americano) não sinalizar medidas de estímulos que possam evitar o desaquecimento da maior economia do mundo.

A autoridade monetária americana apenas manteve a taxa de juros básica do país na faixa entre zero e 0,25%, afirmando que os juros serão mantidos "excepcionalmente baixos" até 2013.

O Fed ainda declarou que as perspectivas para os próximos trimestres são de lenta recuperação. 

Os temores sobre o desaquecimento da economia global se agravaram após a decisão da agência de classificação de risco Standard & Poor’s de rebaixar o rating de dívida pública dos Estados Unidos de AAA para AA+ na última sexta-feira (9). A notícia teve grande repercussão e provocou pânico ontem (8) nas principais bolsas mundiais, fazendo com que diversos índices registrassem os piores níveis já vistos desde o auge da crise financeira de 2008.

Com a transformação da crise das dívidas na Europa e nos Estados Unidos em preocupação sobre a fraqueza da economia global, os agentes aguardavam hoje por uma sinalização do Fed sobre a adoção de novos estímulos para restaurar a atividade econômica americana, o que não ocorreu.

No fim da tarde, o índice Dow Jones, que subia 0,75% antes do anúncio do Fed, chegou a cair 1,75%, enquanto o Nasdaq avançava 0,9% e o S&P-500 registrava ligeira alta de 0,4%. Mais cedo, o Dow Jones atingiu ganhos superiores a 2%.

Na cena interna, o Ibovespa, principal índice de ações brasileiro, que operava com ganho de 2,34%, aos 49.805,00 pontos antes do anúncio do Fed, chegou a recuar até 0,25%, para 48.792,23 pontos às 15h45 (horário de Brasília).

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valoresAçõesIbovespaMercado financeirowall-street

Mais de Mercados

A nova aposta do Google: data centers alimentados por energia nuclear

Airbnb vai adotar tecnologia 'antifesta' em reservas no Halloween

Com chips de IA, Qualcomm tem maior alta na bolsa em seis meses

Ibovespa bate novo recorde com otimismo após encontro de Lula e Trump