Mercados

Wall Street derrete em abertura histórica para os mercados financeiros

Índice Dow Jones cai 2%, enquanto Nasdaq 100 despenca 3,3% e S&P 500 recua 2,1%

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de agosto de 2011 às 10h42.

São Paulo – As bolsas Wall Street iniciaram a primeira sessão após o rebaixamento da nota de crédito do país em forte queda. Logo na abertura, o índice Dow Jones, o mais acompanhado do país, recua 2%, para 11.217 pontos. O S&P 500 cai 2,1%, aos 1.174 pontos e o Nasdaq 100 despenca 3,3%, para 2.450 pontos.

Na Ásia, a bolsa de Tóquio terminou o dia em queda de 2,2%. Na Europa, os principais mercados da região também tombam. O DAX 30, da bolsa de Frankfurt, cai 2,45%. Em Paris, o CAC 40 recua 2,42% e, em Londres, o FTSE 100 se desvaloriza em 2,08%.

No Brasil, o Índice Bovespa opera em forte queda de 4,12%, aos 50.766 pontos.

O Banco Central Europeu (BCE) sinalizou ontem que está pronto para comprar títulos dos membros da Zona do Euro para garantir a estabilidade da região e “restaurar uma melhora transmissão das nossas decisões de política monetária”.

“AA+”

A Standard & Poor's rebaixou, na sexta-feira, o rating americano de AAA para AA+, com perspectiva negativa. A agência mostrou preocupação com o ambiente político após as discussões no Congresso que quase levaram o país a dar calote em sua dívida.

Os partidos republicano e democrata deixaram para o último dia a aprovação do aumento do limite de endividamento do país, que foi elevado em 2,1 trilhões de dólares. O Congresso ainda anunciou cortes de gastos no valor de 2,4 trilhões de dólares. O estrago político, contudo, já estava feito.

Para as agências Moody's e Fitch, os EUA continuam com a melhor classificação possível da dívida. Segundo a S&P, o plano de consolidação fiscal não atinge o que seria necessário para estabilizar a dinâmica da dívida no médio prazo.

“O rebaixamento reflete a nossa opinião de que a efetividade, estabilidade e previsibilidade da formação de políticas e das instituições políticas americanas se enfraqueceram em um momento de desafios econômicos e fiscais para um degrau além do que visionamos”, mostra o comunicado publicado na sexta-feira.

Acompanhe tudo sobre:Ações

Mais de Mercados

Oracle nomeia dois novos co-CEOs em meio à expansão em IA

Spirit Airlines vai deixar em licença 1.800 comissários durante 2ª falência em menos de um ano

Tarifaço reduz exportações de tecnologia da China para os EUA, mas Ásia mantém crescimento

Intel e agora OpenAI: a Nvidia já vale US$ 4 trilhões, mas quer mais