Wall Street: um indicador da atividade da indústria dos EUA avançou para a máxima de quase 13 anos e meio em setembro (Spencer Platt/Getty Images)
Reuters
Publicado em 2 de outubro de 2017 às 18h44.
Última atualização em 2 de outubro de 2017 às 18h46.
Os índices acionários dos Estados Unidos começaram o quarto trimestre com forte alta nesta segunda-feira, com os três principais indicadores atingindo patamares recordes conforme os dados apontaram para a força da economia.
O índice Dow Jones subiu 0,68 por cento, a 22.557 pontos, enquanto o S&P 500 ganhou 0,39 por cento, a 2.529 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq avançou 0,32 por cento, a 6.516 pontos.
Um indicador da atividade da indústria dos EUA avançou para a máxima de quase 13 anos e meio em setembro. As interrupções nas cadeias de suprimentos causadas pelos furacões Harvey e Irma resultaram em fábricas levando mais tempo para entregar bens e aumentaram os preços das matérias-primas.
Os setores com maiores ganhos nesta segunda-feira foram materiais, industriais e financeiros.
O otimismo sobre a reforma tributária dos Estados Unidos também impulsionou as ações. O presidente dos EUA Donald Trump propôs na semana passada a maior revisão fiscal em três décadas, mas ofereceu poucos detalhes sobre o plano.
"Há muitos detalhes (sobre reforma tributária) que precisam ser elaborados, mas o mercado está certamente disposto a acreditar que algo bom pode acontecer", disse Scott Wren, estrategista sênior de capital em Wells Fargo Investment Institute em St. Louis.
Os detalhes ainda estavam vindo à tona do maior tiroteio em massa da história dos EUA. Um homem armado matou pelo menos 58 pessoas e feriu mais de 500 mais em Las Vegas no domingo. As ações dos fabricantes de armas aumentaram, incluindo Sturm Ruger subiram 3,5 por cento.