Mercados

Wall Street alavanca bolsas asiáticas; Hong Kong dispara 5,7%

Investidores estão otimistas com a possibilidade de que o Banco Central Europeu afrouxe sua política monetária na reunião desta quinta-feira

Hong Kong registrou seu maior ganho porcentual e de pontos em dois anos e meio (Michael Pang/ Stock Exchange)

Hong Kong registrou seu maior ganho porcentual e de pontos em dois anos e meio (Michael Pang/ Stock Exchange)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de outubro de 2011 às 08h02.

Tóquio - As Bolsas da Ásia tiveram forte recuperação nesta quinta-feira. A alta em Wall Street e nos mercados da Europa, os bons indicadores da economia norte-americana e as conversações entre os líderes europeus para formular um plano para recapitalizar os bancos da região animaram os investidores. Não houve negociações na China por ser feriado.

A Bolsa de Hong Kong registrou seu maior ganho porcentual e de pontos em dois anos e meio, graças ao otimismo dos investidores com a possibilidade de que o Banco Central Europeu (BCE) afrouxe sua política monetária na reunião desta quinta-feira. O índice Hang Seng saltou 922,01 pontos, ou 5,7%, para 17.172,28 pontos. Foi a maior alta desde 2 de abril de 2009.

A Bolsa de Taipé, em Taiwan, seguiu o embalo dos demais mercados regionais, liderada pelos ganhos em pesos pesados do setor tecnológico. O índice Taiwan Weighted subiu 2,04% e terminou aos 7.132 pontos - desde o começo de setembro, contudo, o índice acumula perdas de 8,1%.

Na Bolsa de Seul, na Coreia do Sul, houve ainda a presença de investidores em busca de ofertas de ocasião nos bancos e empresas químicas e tecnológicas. O Kospi ganhou 2,63% e encerrou aos 1.710,32 pontos.

Já na Austrália, a Bolsa de Sydney teve a maior alta diária desde dezembro de 2008. O índice S&P/ASX 200 subiu 3,7% e fechou aos 4.069,9 pontos.

Após três pregões de baixa, a Bolsa de Manila, nas Filipinas, voltou ao campo positivo. O índice PSEi subiu 1,76%, aos 3.890,52 pontos, com todos os sub-índices no azul.

Na Malásia, o índice KLCI, composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, adicionou 1,3% e terminou aos 1.393,69 pontos.

A Bolsa de Cingapura encerrou quatro sessões consecutivas de queda. O Straits Times Index subiu 2,9% e terminou aos 2.603,12 pontos.

Na Indonésia, o mercado também se recuperou após três pregões de vendas. A compra por parte de investidores estrangeiros e as expectativas de valorização da rúpia ajudaram o índice composto da Bolsa de Jacarta a ganhar 4,6%, aos 3.443,106 pontos.

Por sua vez, a Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, estendeu os ganhos. O índice SET subiu 6,0%, para 914,19 pontos. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaMetrópoles globaisbolsas-de-valoresAçõesHong Kong

Mais de Mercados

Por que está mais difícil de prever crises nos Estados Unidos

Por que empresas de robotáxi chinesas não foram bem recebidas na bolsa

Tesla segue roteiro da Berkshire. Mas Elon Musk pode ser novo Buffett?

Pfizer vence disputa com Novo Nordisk e compra a Metsera por US$ 10 bi