Trump: é um modelo de vida extravagante e grandes gastos (Erica Canepa/Bloomberg)
Karla Mamona
Publicado em 17 de abril de 2019 às 07h12.
Última atualização em 17 de abril de 2019 às 07h12.
São Paulo - A possível vitória de Donald Trump nas eleições americanas em 2020 beneficiaria o mercado financeiro e atrasaria a recessão americana. A afirmação foi feita por Robert Shiller, vencedor do Nobel de Economia e professor da Universidade de Yale.
Em entrevista à rede americana CNBC, Shiller destacou que as políticas “pró-business” adotadas pelo presidente americano ressoariam em Wall Street por mais quatro anos. “Trump é um modelo de vida extravagante e grandes gastos. Todas essas coisas estão impulsionando o mercado de ações. ”
Robert Shiller também comentou sobre a troca de comando no Federal Reserve (FED). Para Shiller, quando Jerome Powell deixar à presidência do banco central americano é possível que Trump indique alguém que ele possa controlar e que adote medidas que estimulem ainda mais a economia americana.
Desde quando ganhou as eleições americanas, em novembro de 2016, o DOW Jones e o S&P 500 acumulam valorização de 44% e 35%, respectivamente. Ao longo do caminho houve duas quedas bem expressivas nas bolsas americanas, em fevereiro de 2018 e dezembro de 2018. Mas Shiller ressalta que os rebotes subsequentes foram encorajadores - pelo menos até certo ponto.
"É uma questão de como as pessoas olham para a correção recente. Há outra narrativa que diz que essas coisas são precursoras de um evento maior."