Mercados

Via Varejo e Azul lideram ganhos do Ibovespa; dólar perde força

Índice de ações da B3 subiu mais de 1% com o noticiário corporativo agitado.

Ibovespa teve dia positivo enquanto dólar recuou nesta quinta (Marcos Issa/Bloomberg/Bloomberg)

Ibovespa teve dia positivo enquanto dólar recuou nesta quinta (Marcos Issa/Bloomberg/Bloomberg)

TL

Tais Laporta

Publicado em 6 de junho de 2019 às 17h26.

Última atualização em 6 de junho de 2019 às 17h34.

A bolsa paulista voltou a fechar no azul nesta quinta-feira (6), com o Ibovespa recuperando os 97 mil pontos, amparado em expectativas mais positivas sobre a o cenário político e econômico. A rede de móveis e eletrodomésticos Via Varejo roubou a cena e avançou mais de 5%, após anunciar o lançamento de banco digital.

O índice fechou em alta de 1,26%, a 97.204 pontos. Na véspera, havia caído 1,42%, a 95.998,75 pontos. O mercado esteve voltado à votação no Senado do marco regulatório do saneamento, que pode abrir espaço para a privatização de empresas do setor,  e a retomada do julgamento sobre as privatizações no STF.

O "cenário político continua sendo o foco do mercado", disse a equipe da corretora Coinvalores em nota a clientes.

No exterior, novas ameaças de tarifas a produtos chineses pelo presidente norte-americano, Donald Trump, contrabalançaram o ânimo com a possibilidade de corte de juros nos Estados Unidos e adiamento do prazo para a primeira alta dos juros na zona do euro também em mínimas históricas.

Dólar tem leve avanço com agenda fraca

Já o dólar voltou a cair frente ao real nesta quinta. Ainda assim, ficou longe de compensar a alta de 1% da véspera, com investidores evitando grandes movimentações no aguardo de novidades da cena política local, em um dia positivo no exterior. A moeda norte-americana fechou em baixa de 0,33%, a R$3,8826.

Via Varejo lidera ganhos do dia

A dona das Casas Bahia, VIA VAREJO,  avançou mais de 5%, após anunciar o lançamento de um banco digital em parceria com a startup americana Airfox, com foco em clientes de baixa renda. Analistas receberam positivamente a notícia, embora ainda enxerguem desafios e acompanham as negociações sobre a venda da empresa.

A companhia aérea AZUL subiu acima de 4%, após dados sobre demanda e oferta de assentos em maio, com altas respectivas de 26,7% e 20,4% ante o mesmo período de 2018.

A companhia de saneamento paulista SABESP subiu mais de 1%, após o plenário do Senado aprovar projeto de lei que atualiza o marco regulatório para o setor, considerado crucial para uma eventual privatização da empresa de água e esgoto de São Paulo. A matéria segue para a Câmara. Fora do Ibovespa, COPASA subiu e SANEPAR cedeu 3%.

O BANCO DO BRASIL subiu após forte recuo na véspera, que analistas atribuíram a potenciais efeitos de uma especulada recuperação judicial do grupo Odebrecht. No setor, ITAÚ UNIBANCO e BRADESCO também avançaram.

Acompanhe tudo sobre:AçõesB3DólarVia Varejo

Mais de Mercados

Banco do Brasil promove trocas nas lideranças de cinco empresas do conglomerado

Bolsas globais superam desempenho dos EUA nos primeiros seis meses do governo Trump

Ibovespa fecha em queda de 1,61% pressionado por tensões políticas

Dólar fecha em alta de 0,73% após Bolsonaro ser alvo de operação da PF