Mercados

Vale venderá ações da norueguesa Norsk Hydro

A oferta consistirá em até 224,0 milhões de ações por meio de uma oferta base de ações, e até 22,4 milhões de ações adicionais


	Mineração: a Vale atualmente detém 447.834.465 ações da Hydro, representando 21,64% do capital total e votante da companhia
 (Divulgação)

Mineração: a Vale atualmente detém 447.834.465 ações da Hydro, representando 21,64% do capital total e votante da companhia (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de novembro de 2013 às 13h33.

São Paulo - A Vale informou nesta segunda-feira, 11, em fato relevante, o lançamento de oferta para venda das ações existentes na norueguesa Norsk Hydro ASA (Hydro), companhia listada na Oslo Stock Exchange e na London Stock Exchange.

A oferta, que será feita através de subsidiária integral, consistirá em até 224,0 milhões de ações por meio de uma oferta base de ações, e até 22,4 milhões de ações adicionais, que estarão disponíveis pela Vale mediante à opção de oferta suplementar. A oferta faz parte do programa de desinvestimentos da mineradora brasileira.

A Vale atualmente detém 447.834.465 ações da Hydro, representando 21,64% do capital total e votante da companhia. A empresa também tem um representante no conselho de administração da Hydro.

O preço por ação e o número final de ações a serem vendidas será determinado no processo de bookbuilding acelerado o qual será lançado imediatamente após a publicação deste anúncio. Um outro anúncio será feito após a precificação da transação. A Vale concordou em não vender as ações remanescentes da Hydro pelo período de 180 dias após a conclusão da oferta.

Após a conclusão da oferta, se todas as ações da Hydro disponíveis na oferta base forem vendidas e assumindo o não exercício da opção de oferta suplementar, a participação remanescente da Vale, através de sua subsidiária integral, será de 223,8 milhões de ações, equivalente a 10,82% do capital total e votante da Hydro.

Se todas as ações da Hydro disponíveis na oferta base forem vendidas e a opção de oferta suplementar for exercida na sua totalidade, a participação remanescente da Vale será composta de 201,4 milhões de ações, equivalente a 9,74% do capital votante da Hydro.

"De forma a cobrir quaisquer lotes de oferta suplementares, a Vale irá conceder a qualquer um dos joint bookrunners uma opção de oferta suplementar, o qual lhes dá a opção de solicitar à Vale vender mais 22,4 milhões de ações da Hydro, além da quantidade vendida na oferta base", informou a empresa no fato relevante.

A opção poderá ser exercida integralmente ou em parte dentro do período de 30 dias após a oferta. "A oferta das ações da Hydro é consistente com a estratégia da Vale em reduzir sua exposição a ativos não estratégicos, e é resultado do foco na disciplina na alocação de capital e maximização de valor para os nossos acionistas", disse a companhia.

Acompanhe tudo sobre:AcionistasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasMineraçãoSiderúrgicasVale

Mais de Mercados

Banco Central anuncia leilão de linha com compromisso de recompra de até US$ 4 bilhões

CEO da Exxon defende que Trump mantenha EUA no Acordo de Paris

Ibovespa fechou em leve queda com incertezas fiscais e ata do Copom

SoftBank volta a registrar lucro trimestral de US$ 7,7 bilhões com recuperação de investimentos