Mercados

Vale sobe forte na bolsa e impulsiona Ibovespa

Maior investimento da mineradora obteve licença de instalação


	Mina da Vale, em Carajás: o projeto é o maior investimento da Vale e aguardava a liberação há mais de um ano
 (Agência Vale)

Mina da Vale, em Carajás: o projeto é o maior investimento da Vale e aguardava a liberação há mais de um ano (Agência Vale)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de julho de 2013 às 12h13.

São Paulo - As ações da Vale (VALE3;VALE5) começaram o pregão em forte alta. Os papéis são impulsionados pela notícia de que a empresa teve a licença de instalação do projeto da mina e da usina de beneficiamento de Serra Sul (S11D), em Carajás, no Pará. Na máxima do dia, as ações ordinárias chegaram a subir 3,73%, negociadas a 29,75 reais, e as preferenciais subiram 3,69%, cotada a 26,96 reais.

O projeto é o maior investimento da Vale e aguardava a liberação há mais de um ano. Segundo a empresa, ele ampliará a capacidade de produção da mineradora em 90 milhões de toneladas de minério de ferro por ano. O início da operação está previsto para setembro de 2016.

O orçamento total do projeto de ferro S11D é de 19,5 bilhões de dólares, o que inclui mina, usina, ferrovia e porto. De acordo com a Vale, o projeto está adiantado, com 95% da engenharia concluída e 60% da parte de suprimento acertada. 

A maior parte do financiamento está acordada com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Japan Bank for International Cooperation (JBIC). A Vale também poderá, se necessário, lançar bonds e contar com receitas operacionais.

Bradespar

As ações da Bradespar (BRAP3BRAP4), que tem 5,8% de participação nas ações ordinárias e 0,07% nas preferenciais da Vale, pegam carona no pregão. Na máxima do dia, os papéis ordinários subiram 6,19%, negociados a 16,98 reais, e os preferenciais valorizaram 6,09%, cotados a 20,55 reais. 

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasSiderúrgicasHoldingsValeMineraçãoBradesparB3bolsas-de-valores

Mais de Mercados

Por que está mais difícil de prever crises nos Estados Unidos

Por que empresas de robotáxi chinesas não foram bem recebidas na bolsa

Tesla segue roteiro da Berkshire. Mas Elon Musk pode ser novo Buffett?

Pfizer vence disputa com Novo Nordisk e compra a Metsera por US$ 10 bi