Mercados

Vale melhora, Petrobras sobe mais e Bovespa cai só 0,18%

Petrobras, que superou 3% de ganhos, foi o principal destaque positivo do dia, enquanto Vale teve um pregão de recuperação. OGX também fechou com ganho, de 0,84%


	Petrobras ON avançou 3,14% e a PN, 3,30%, repercutindo notícia veiculada ontem informando que o governo estaria estudando a concessão de um aumento para a gasolina
 (BM&FBovespa/Divulgação)

Petrobras ON avançou 3,14% e a PN, 3,30%, repercutindo notícia veiculada ontem informando que o governo estaria estudando a concessão de um aumento para a gasolina (BM&FBovespa/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de março de 2013 às 19h42.

São Paulo - As ações da Vale (VALE3) devolveram as perdas de quase 2% registradas no pior momento do dia e ajudaram na melhora do Ibovespa, que acabou fechando bem longe da mínima da sessão nesta quinta-feira. Petrobras(PETR3), que superou 3% de ganhos, foi o principal destaque positivo do dia, enquanto Vale teve um pregão de recuperação.

OGX, que oscilou entre altas e baixas, também firmou-se no azul e ajudou a amenizar o sinal negativo do índice que, mais uma vez, fechou na contramão de Nova York.

O Ibovespa caiu 0,18%, aos 57.281,02 pontos. Na mínima, registrou 56.722 pontos (-1,16%) e, na máxima, atingiu 57.850 pontos (+0,81%). No mês, acumula perda de 0,25% e, no ano, de 6,02%. O giro financeiro totalizou R$ 7,759 bilhões. Os dados são preliminares.

A ata da última reunião do Copom, hoje, poderia ter algum efeito para amenizar o desempenho do índice, já que ela foi mais suave do que gostaria o mercado e deu a entender que o aumento da Selic pode não vir no encontro de abril. E, se vier, pode ser menor do que o esperado. Vale lembrar que alta dos juros penaliza a renda variável a favor da renda fixa.

Mas não foi o que aconteceu. Seu impacto ficou limitado aos bancos. Itaú Unibanco PN perdeu 1,52%, Bradesco PN, 0,30%, Santander Unit, 0,13%. BB ON acabou virando para cima e fechou com ganho de 0,38%.

Vale, que atingiu quase 2% de perdas na mínima do dia, foi melhorando ao longo da sessão com a evolução dos ganhos das bolsas norte-americanas - Dow Jones e S&P subiram 0,5% e Nasdaq terminou na máxima da sessão. Vale ON teve alta de 0,40% e Vale PNA terminou com evolução de 0,81%.

Petrobras ON avançou 3,14% e a PN, 3,30%, ainda repercutindo notícia veiculada ontem informando que o governo estaria estudando a concessão de um aumento para a gasolina, provavelmente no segundo semestre.

OGX também fechou com ganho, de 0,84%. O desempenho foi ajudado pela declaração de comercialidade de alguns poços, informada ontem pela empresa.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasIbovespaMercado financeiroMineraçãoSiderúrgicasVale

Mais de Mercados

Vibra lidera baixas do Ibovespa com rumores de retorno da Petrobras ao varejo

CEOs de Wall Street alertam para impacto das tarifas na inflação e na economia dos EUA

WEG e Usiminas divulgam balanços na próxima semana; confira o calendário completo do segundo tri

Para brigar com Musk, Uber anuncia parceria para criar robotáxis