Mercados

Vale: HSBC reitera recomendação de compra das ações

Analistas projetam o anúncio de planos de investimentos de US$ 20 bi para 2011

HSBC tem classificação de overweight (desempenho acima da média de mercado) para as ações ordinárias da Vale  (.)

HSBC tem classificação de overweight (desempenho acima da média de mercado) para as ações ordinárias da Vale (.)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de outubro de 2010 às 17h01.

São Paulo - Relatório do HSBC divulgado nesta quarta-feira (13) estima que a Vale (VALE3); (VALE5) anuncie no próximo dia 18 um plano de investimentos para 2011 da ordem de 20 bilhões de dólares. "Esperamos que a empresa mantenha seu foco em sua divisão de minério de ferro, enquanto desenvolve projetos de fertilizantes", projetam Jordi Dominguez e Jonathan Brandt.

A dupla prevê que a Vale continuará focando no segmento de minério de ferro e sugere que o projeto Simandou, na África Ocidental, pode ser acelerado. "Ele requer gastos pesados em investimentos, já que as exigências de infraestrutura são significativas. A Vale precisa construir e expandir ferrovias e portos, bem como desenvolver um novo projeto de minério de ferro", diz o relatório.

Além disso, também é esperado que a mineradora desenvolva projetos de fertilizantes em seu planejamento estratégico, uma vez que realizou aquisições de ativos em países como Brasil, Canadá e Argentina, no início deste ano.

Em paralelo, Dominguez e Brandt classificam como "o maior risco" deste plano de investimento a escassez de pessoal especializado no mercado. "Esse problema não é só da Vale, mas da indústria como um todo. A mineradora, através do desenvolvimento de uma universidade interna, realizou um esforço consistente para minimizar esse problema, mas mesmo assim acreditamos que o risco continua concreto. Grandes empresas de mineração, como a Vale, tendem a ter acesso às melhores equipes de engenharia, porém, a enorme quantidade de projetos de mineração em desenvolvimento no mundo todo agravou a escassez de pessoal qualificado", atentam os analistas.

O HSBC tem classificação de overweight (desempenho acima da média de mercado) para as ações ordinárias da Vale, com preço-alvo em 12 meses de 62 reais.

Siga as últimas notícias de Mercados no Twitter
 
 

Acompanhe tudo sobre:AçõesAnálises fundamentalistasbolsas-de-valoresEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasIndústriaMercado financeiroMineraçãoSiderúrgicasVale

Mais de Mercados

Mercado intensifica aposta em alta de 50 pontos-base na próxima reunião do Copom

Ação da Agrogalaxy desaba 25% após pedido de RJ e vale menos de um real

Ibovespa fecha em queda, apesar de rali pós-Fed no exterior; Nasdaq sobe mais de 2%

Reação ao Fomc e Copom, decisão de juros na Inglaterra e arrecadação federal: o que move o mercado