Mercados

Uso incerto dos recursos em nova oferta derruba ações da Gerdau

Papéis da siderúrgica caíram 5% após anúncio de emissão de até R$ 4,2 bi em novos papéis

A queda das ações pode ser uma boa oportunidade de entrada nas ações da Gerdau, sugerem os analistas (Miriam Fichtner/Pluf Fotos)

A queda das ações pode ser uma boa oportunidade de entrada nas ações da Gerdau, sugerem os analistas (Miriam Fichtner/Pluf Fotos)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de março de 2011 às 17h58.

São Paulo – As ações da siderúrgica Gerdau caíram forte na sessão de hoje com os investidores receosos sobre o efeito de diluição dos papéis já negociados em bolsa e desconfiados sobre a real intenção de uso dos recursos a serem captados com a nova oferta de ações divulgada nesta manhã.

Os papéis preferenciais (GGBR4) tiveram uma queda de 4,92%, negociadas a 20,25 reais. Foi o pior desempenho do Ibovespa no dia. As ações da Gerdau Metalúrgica (GOAU4) recuaram 4,2%, para 23,95 reais. Ambas anunciaram hoje a intenção de emitir novas ações em uma oferta primária e secundária.

Segundo o comunicado enviado à CVM (Comissão de Valores Mobiliários), as empresas estimam captar entre 3,8 e 4,2 bilhões de reais. Em análise divulgada hoje, o Santander calcula que o mercado deverá precificar uma diluição do capital já negociado em bolsa entre 10% e 15%.

Os recursos a serem captados pela oferta primária serão destinados para o programa de investimentos da Gerdau para os próximos anos e para o reforço da estrutura de capital. Para Felipe Reis, Alex Sciacio e Victoria Santaella, que assinam o relatório, o uso dos recursos não está muito claro.

“Acreditamos que o anúncio dessa nova oferta de ações (sem especificar claramente as intenções sobre fusões e aquisições) levanta preocupações sobre as intenções da Gerdau”, ressaltam. Um possível uso dos recursos poderia ser para a compra da participação de 26% da Usiminas que é detida pela Votorantim e a Camargo Corrêa, afirma o banco.

A alternativa seria utilizar o valor captado para reduzir a alavancagem e seguir com a estratégia de crescimento orgânico. Apesar de o banco ter uma visão negativa sobre o setor siderúrgico no Brasil no curto prazo, a queda das ações pode ser uma boa oportunidade de entrada nas ações da Gerdau, sugerem os analistas

A recomendação do Santander para a empresa é de compra. O preço-alvo é de 29 reais, o que representa um potencial de valorização de aproximadamente 40%.

Acompanhe tudo sobre:AçõesAnálises fundamentalistasMercado financeiro

Mais de Mercados

CVC sobe 7% na bolsa com poison pill e alta das ações domésticas

Em meio a pressão por boicotes, ação do Carrefour sobe 3,31%

O saldo final – e os vencedores – da temporada de balanços do 3º tri, segundo três análises

Warren Buffett doa US$ 1,1 bilhão em ações da Berkshire Hathaway: "Nunca quis criar uma dinastia"