Mercados

Usiminas despenca 18% em abril e tem a maior queda do Ibovespa

Lojas Renner ocupa a liderança do índice com uma valorização de 12,4% no mês

Fábrica da Usiminas: CSN e Gerdau estariam na briga para comprar a empresa (Nelio Rodrigues/Agência Primeiro Plano/Veja)

Fábrica da Usiminas: CSN e Gerdau estariam na briga para comprar a empresa (Nelio Rodrigues/Agência Primeiro Plano/Veja)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de abril de 2011 às 20h07.

São Paulo – As ações da Usiminas (USIM5) despencaram 18% em abril, muito mais que a desvalorização de 3,58% do Ibovespa no mês.A siderúrgica foi alvo de especulações sobre a possível venda da participação de controladores da empresa, além de o mercado não ter recebido bem os números do resultado do primeiro trimestre de 2011.

No dia 27 de abril, contudo, Votorantim, Camargo Corrêa, Mitsubishi, Nippon Steel e a Caixa dos Empregados negaram que estariam negociando a venda de suas participações. Na semana passada, a CSN ampliou a fatia que detém na empresa para 10%. A Usiminas, por sua vez, se apressou em dizer que a concorrente precisaria de 15% das ações para ter um lugar no conselho de administração.

O mercado ainda repercutiu negativamente o resultado da companhia. A empresa lucrou 16 milhões de reais no primeiro trimestre, o que representa uma queda de 96% em comparação ao registrado em igual período do ano anterior. A Usiminas justificou que o balanço ficou aquém do esperado por causa da alta dos custos e da queda na produção.

Lojas Renner

A varejista encerrou o mês como o destaque do índice no período. As ações (LREN3) dispararam 12,47% em abril e encerraram cotadas a 58,05 reais. A Lojas Renner registrou um lucro líquido de 47,6 milhões de reais para o primeiro trimestre deste ano, crescimento de 29 por cento sobre o ganho obtido um ano antes.

Para o analista da corretora Planner, Francisco Ferrazzi Kops, os papéis da Renner estão entre as melhores opções para investimento no varejo no momento. Ele acredita que mesmo após a alta das ações em abril, ainda há um bom potencial de ganhos para o papel.

“A empresa manteve índices de crescimento consistentes tanto nas linhas de receita quanto nas linhas de lucro líquido e manteve sua estrutura de custos, o que garantiu a manutenção de suas boas margens”, avalia Kops.

Acompanhe tudo sobre:bolsas-de-valoresAções

Mais de Mercados

Lucro da B3 sobe para R$ 1,2 bilhão no 3º tri, mas principal linha de receita recua

Dividendos mais altos? Reforma tributária pode antecipar distribuições, diz Bofa

Disney está perdendo milhões de dólares por dia devido ao bloqueio do YouTube TV

Microsoft e Google vão investir US$ 16 bilhões em IA na Europa