Mercados

United perde milhões após passageiro ser arrastado

Caso aconteceu no último domingo; CEO da companhia pediu desculpas e disse que tenta entrar em contato com o passageiro para "resolver a situação"

United Airlines: crise de imagem após expulsão de passageiro (AFP/AFP)

United Airlines: crise de imagem após expulsão de passageiro (AFP/AFP)

Rita Azevedo

Rita Azevedo

Publicado em 11 de abril de 2017 às 13h12.

Última atualização em 12 de abril de 2017 às 10h38.

São Paulo — A United Continental Holdings, dona da United Airlines, despenca na bolsa norte-americana nesta terça-feira, após a repercussão de um vídeo no qual um passageiro aparece sendo arrastado pelos corredores de uma aeronave.

Pela manhã, os papéis chegaram a cair mais de 4%, fazendo com que a companhia avaliada em mais de 22 bilhões de dólares em valor de mercado perdesse, ao menos, 830 milhões de dólares. Durante a tarde, as perdas foram amenizadas para cerca de 1,5%.

O caso aconteceu no último domingo, dia 9, em um avião que faria o trajeto Chicago - Louisville. A companha aérea teria pedido quatro voluntários para desistir do voo lotado, mas ninguém se prontificou.

A partir daí, funcionários escolheram de forma aleatória quem deixaria o voo, entre eles, o senhor que aparece nas imagens. De acordo com o The Courier-Journal, ele seria David Hao, um médico de 69 anos que teria se recusado a sair do voo por ter compromissos com pacientes no dia seguinte. Segundo relata o Business Insider, ele chegou a sofrer ferimentos no rosto e foi encaminhado a um hospital.

https://www.youtube.com/watch?v=kgdjQvdNThk

Posicionamento da empresa

Na noite de ontem, o CEO da United Airlines, Oscar Muñoz, pediu desculpas pelo ocorrido e disse que tenta entrar em contato com o passageiro. “Peço desculpas por ter tido que reacomodar estes passageiros. Nossa equipe está trabalhando de forma urgente com as autoridades para fazer nossa própria revisão detalhada do que aconteceu”, disse o CEO. 

Nesta tarde, Muñoz emitiu outro comunicado em que diz que compartilha sentimentos como indignação e decepção, manifestados após a expulsão do passageiro. "Ninguém deve ser maltratado desta forma", disse. Na mensagem, ele também diz que o episódio servirá para a revisão dos procedimentos adotados pela empresa.

De acordo com o Departamento de Aviação de Chicago, o policial que arrastou o passageiro foi afastado do cargo temporariamente.


 

Acompanhe tudo sobre:United Airlines

Mais de Mercados

Ações de Netflix e Disney caem após China anunciar redução na importação de filmes dos EUA

Insider trading? Senadores pedem investigação de Trump após pausa em tarifas

Apesar de trégua, tarifas de Trump terão 'impacto sério' na economia global, diz UBS

Amazon promete tentar manter preços baixos, mas tarifas podem aumentar custos para consumidores