Mercados

UBS estima queda de 38% para ações da Usiminas

Analista revisou o preço-alvo para os papéis de R$ 10,50 para R$ 6,75

A margem Ebitda no segmento siderurgia caiu de 7% para 3% do terceiro para o segundo trimestre (KIKO FERRITE/EXAME)

A margem Ebitda no segmento siderurgia caiu de 7% para 3% do terceiro para o segundo trimestre (KIKO FERRITE/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de novembro de 2011 às 16h41.

São Paulo – O banco UBS rebaixou em 35% o preço-alvo às ações preferenciais de classe A da Usiminas (USIM5) e manteve a recomendação de venda, mostra um relatório assinado pelo analista Rene Kleyweg. O valor estimado passou de 10,50 reais para 6,75 reais, o que corresponde a um potencial de queda de 38%.

“Acreditamos que o terceiro trimestre de 2011 irá representar o menor ponto das margens de aço (4%) para a Usiminas, com a queda nos custos dos materiais básicos (carvão no 4º trimestre e minério de ferro no 1º de 2012) e preços locais estáveis elevando as margens”, explica.

A margem Ebitda (Ebitda sobre a receita líquida) no segmento siderurgia caiu de 7% para 3% do terceiro para o segundo trimestre, mostra o release de resultados da Usiminas. Segundo Kleyweg, o Ebitda da área de siderurgia precisaria crescer mais de 3 vezes e o volume vendido em 40% para justificar uma sugestão de compra aos papéis.

“Enquanto não vemos isso como impossível, estimamos que possa demorar até 2017”, avalia. As projeções para o Ebitda para 2011, 2012 e 2013 foram reduzidas em 33%, 22% e 3%, respectivamente.

Mudança no controle

Sobre uma possível mudança no grupo de controle, que poderia levar a uma melhora no rendimento operacional, o analista lembra que ainda não está claro se os acionistas detentores dos papéis preferenciais irão participar desse ganho.

Na semana passada, o blog Faria Lima de EXAME.com adiantou que a Ternium ofereceu o equivalente a 40 reais por cada ação em mãos de Camargo Corrêa e Votorantim – as duas empresas possuem, juntas, 26% das ações votantes da Usiminas. A Ternium confirmou o interesse.

Acompanhe tudo sobre:Análises fundamentalistasB3bolsas-de-valoresEmpresasEmpresas abertasEmpresas japonesasMercado financeiroSiderurgiaSiderurgia e metalurgiaSiderúrgicasUsiminas

Mais de Mercados

Jamie Dimon, CEO do JPMorgan, aconselha Trump: 'Pare de discutir com Powell sobre juros'

Banco do Brasil promove trocas nas lideranças de cinco empresas do conglomerado

Bolsas globais superam desempenho dos EUA nos primeiros seis meses do governo Trump

Ibovespa fecha em queda de 1,61% pressionado por tensões políticas