O Fechamento de Mercado — programa diário da EXAME Invest com os destaques do pregão — desta sexta-feira, 17, traz entre os destaques:
- Com a maior participação no Ibovespa, a Vale (VALE3) recuou nesta sessão, acompanhando os preços do minério, que caíram perto de 5% na China, para um patamar abaixo de 100 dólares a tonelada. Nem o anúncio de distribuição de 40,2 bilhões de reais em dividendos pela mineradora animou os investidores. Na semana, ações de commodities também puxaram as perdas do índice. Contribuiu ainda para o sentimento negativo um corte de recomendação das ações da companhia pelo UBS, de compra para venda, citando para a revisão a queda da commodity. O banco também reduziu o preço-alvo dos ADRs da companhia de 22,00 dólares para 15,00 dólares.
- A Petrobras (PETR4) também deu continuidade na queda da véspera, em meio à baixa do petróleo no exterior e ainda repercutindo as discussões sobre a política de preços da companhia. Ontem, o presidente da Câmara, Arthur Lira, disse que a política de preços da empresa deveria ser mais "justa".
- Em meio à queda das commodities e sentindo o efeito do aumento da alíquota do IOF, o Ibovespa marcou seu quarto pregão seguido no negativo. Na semana, encerrou com queda superior a 2%. O dólar, por sua vez, subiu 0,3% hoje.Para Valter Unterberger Filho, gestor da Galapagos Capital, a sinalização da elevação do IOF foi negativa, uma vez que mostra que o governo quer "insistir em medidas populistas e, para isso, está arrumando esses jabutis. Além disso, explica, embora fale que o aumento seja temporário, ele ocorreu para financiar o programa Auxílio Brasil, que é permante. "Com isso, fica a dúvida sobre se, de fato, esse IOF será temporário", comentou.
Veja abaixo:
O programa Fechamento de Mercado é transmitido de segunda a sexta-feira, às 17h30, no Instagram e Youtube da EXAME Invest
Invista com o maior banco de investimentos da América Latina. Abra sua conta no BTG Pactual digital