Mercados

Tudo o que você precisa saber para lidar na Bolsa

Lista de Janot tem nomes fortes do governo Temer, além dos ex-presidentes Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva

Rodrigo Janot: Maior parte dos 83 pedidos é para apurar suspeitas de corrupção e lavagem de dinheiro (STF/Divulgação)

Rodrigo Janot: Maior parte dos 83 pedidos é para apurar suspeitas de corrupção e lavagem de dinheiro (STF/Divulgação)

Rita Azevedo

Rita Azevedo

Publicado em 15 de março de 2017 às 09h33.

Última atualização em 15 de março de 2017 às 09h56.

São Paulo — Leia as principais notícias desta quarta-feira (15) para começar o dia bem informado:

As quentes do dia

Greve contra a Reforma da Previdência paralisa serviços. Sindicatos de diversas categorias fazem hoje paralisações e manifestações contra a reforma trabalhista e da Previdência propostas por Michel Temer. Em São Paulo, escolas públicas fecham as portas e as linhas de ônibus e metrô voltam a circular aos poucos. Rodízio e Zona Sul estão suspensos.

Lista de Janot afeta nomes fortes do governo Temer e da oposição. A temida "lista de Janot" foi enviada ao STF ontem. Entre os alvos de pedidos de inquérito, de acordo com reportagens publicadas, estão os ministros Eliseu Padilha, Moreira Franco, Gilberto Kassab, Aloysio Nunes e Bruno Araújo, além dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE). Lula e Dilma também estariam na lista.

IGP tem alta de 0,05% em março. Segundo a FGV, o Índice Geral de Preços-10 subiu neste mês, mas um pouco menos do que em fevereiro.

EFG International entra na briga com BTG Pactual O banco suíço BSI foi vendido pelo BTG ao EFG no ano passado, mas o valor da transação ainda segue em discussão

Mercado chinês mostra cautela com decisão de juros nos Estados Unidos. Os mercados acionários da China tiveram pouca variação, com os investidores cautelosos diante da expectativa de alta dos juros nos Estados Unidos.

Politica e mundo

Guerra da Síria completa seis anos. Conflito, que começou em 2011, já deixou mais de 400 mil mortos. Veja um panorama dessa guerra que não deve terminar tão cedo. 

Eleições na Holanda podem dar vitória a partido nacionalista. Holandeses vão às urnas nesta quarta-feira e é possível que o radical PVV (Partido da Liberdade) vença o pleito. O partido defende medidas contra a entrada de imigrantes no país.

Parlamento decreta crise humanitária alimentícia na Venezuela. De acordo com a Assembleia Nacional do país vizinho, uma “crise social sem precedentes” afeta pelo menos 3 milhões de pessoas.

Eleições na Coreia do Sul ocorrerão em maio. Após impeachment da presidente Park Geun-hye, novas eleições foram marcadas para o dia 9 de maio. De acordo com pesquisas, o favorito para o cargo é o liberal Moon Jae-in. 

Enquanto você desligou…

TRF mantém liminar que proíbe a cobrança de bagagens. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) havia entrado com dois recursos por meio da Advocacia Geral da União contra o pedido de suspensão da cobrança extra, mas ambos foram negados. 

Casa Branca divulga Imposto de Renda de Trump.informação foi divulgada após Rachel Maddow, jornalista da MSNBC, dizer que havia obtido parte dos formulários de impostos de Trump relativos ao ano de 2005.

Odebrecht fecha venda de participação em aeroporto. A Odebrecht Transport deve anunciar nos próximos dias a venda de sua participação no consórcio que administra o aeroporto do Galeão (RJ) para o fundo canadense PSP Investments. 

Lucro da Guararapes subiu 59%. No quarto trimestre de 2016, a controladora da Riachuelo reportou um lucro líquido de 252,4 milhões de reais no quarto trimestre de 2016, o que representa um aumento de 59,1% em relação ao mesmo intervalo de 2015.

Anima Educação reporta prejuízo de 36,4 milhões de reais no 4° trimestre. Valor é mais de seis vezes maior ao prejuízo líquido registrado  nos últimos três meses de 2015.

Também no 4° trimestre de 2016, Mills teve prejuízo de 38,5 milhões de reais. Montante é menor do que o registrado no último trimestre de 2015, que foi de 57,9 milhões de reais.

Acompanhe tudo sobre:Agenda do diabolsas-de-valoresGrevesPolíticaRodrigo Janot

Mais de Mercados

Mercado intensifica aposta em alta de 50 pontos-base na próxima reunião do Copom

Ação da Agrogalaxy desaba 25% após pedido de RJ e vale menos de um real

Ibovespa fecha em queda, apesar de rali pós-Fed no exterior; Nasdaq sobe mais de 2%

Reação ao Fomc e Copom, decisão de juros na Inglaterra e arrecadação federal: o que move o mercado