Mercados

Tudo o que você precisa saber antes de o mercado abrir

JBS busca exclusividade no McDonald's; Petrobras pode valorizar 35% na Bolsa este ano, segundo o Santander

Big Mac: a JBS pode ser o fornecedor exclusivo da carne para o sanduíche (Divulgação)

Big Mac: a JBS pode ser o fornecedor exclusivo da carne para o sanduíche (Divulgação)

Luísa Granato

Luísa Granato

Publicado em 12 de janeiro de 2017 às 07h32.

Última atualização em 12 de janeiro de 2017 às 07h55.

São Paulo – Leia as principais notícias desta quinta-feira (12) para começar o dia bem informado:

As quentes do dia

JBS busca exclusividade no McDonald's. De acordo com o jornal Valor Econômico, a empresa dos irmãos Batista e dona da marca Friboi pode desbancar a BRF e se tornar fornecedora exclusiva de hambúrguer para a rede McDonald's no país. Hoje as duas empresas fornecem a carne servida no Big Mac, lanche mais famoso da rede de fast food.

Justiça afasta seis vice-presidentes dos Correios.  Uma ação civil pública questionava a escolha dos membros da diretoria executiva da estatal, que  que a estatal estava fazendo contratações a peso de ouro, mesmo com o programa de demissões voluntárias (PDV) em andamento.

Petrobras pode valorizar 35% na Bolsa este ano, diz Santander. O banco recomenda a compra dos papéis ordinários da estatal e afirma que este ano será importante para a companhia.

Estrangeiro poderá ter 100% do capital de empresa aérea. Segundo o jornal Valor Econômico, Temer vai acabar, por meio de medida provisória, com as restrições à participação de empresas estrangeiras no capital de companhias aéreas brasileiras, hoje limitada a 20%.

PIB da Alemanha cresceu 1,9% em 2016, taxa mais forte em 5 anos. A maior economia da Europa está se beneficiando do aumento do consumo privado e dos gastos estatais com refugiados.

Bolsas asiáticas fecham majoritariamente em baixa, em meio a decepção com Trump. O presidente eleito dos EUA não ofereceu detalhes sobre planos econômicos ou futuros incentivos fiscais. A Bolsa de Tóquio fechou em baixa de 1,19% hoje, encerrando o pregão a 19.134,70 pontos. Na China, a bolsa de Xangai recuou 0,56%, a 3.119,29 pontos.

Política e mundo

Oposição venezuelana nega estar envolvida em suborno da Odebrecht. Henrique Caprilles disse que, durante seu mandato, não houve “nenhuma contratação” com a empresa.

Enquanto você desligou...

Copom corta juros em 0,75 ponto percentual para 13%. É o terceiro corte seguido da taxa básica de juros, mas o ritmo se acelerou: os dois anteriores foram de 0,25 ponto percentual cada.

Após Copom, BB e Bradesco anuncia redução de juros em linhas de crédito. Segundo o Banco do Brasil, a maior parte das linhas terá os juros reduzidos, sendo que em cinco delas a queda foi maior do que os 0,75 ponto porcentual de redução da Selic. Já o Bradesco cortou a taxa mínima mensal do crédito pessoal para 2,78% ao mês; para empresas, a taxa mínima do Bradesco caiu para 2,04%.

BC prevê que inflação em 2017 será a terceira menor do Plano Real. O Banco Central informou que a expectativa para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para 2017 no cenário de referência caiu de 4,4% para 4%.

CCR tem interesse nos aeroportos de Congonhas e Santos Dumont. O ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, disse na quarta-feira que o governo estuda conceder à iniciativa privada os dois terminais.

Amazon é condenada no Canadá por políticas de preços enganosas. O órgão regulador de concorrência determinou que a empresa “se apoiou nos preços sugeridos por seus fornecedores sem verificar com exatidão” para colocar seus produtos à venda.

Agenda do dia

Nesta quinta-feira, a zona do euro divulga sua produção industrial de novembro e os Estados Unidos mostram seus pedidos de auxílio-desemprego.

Acompanhe tudo sobre:Mercado financeiro

Mais de Mercados

Cade dá aval para dona do Burger King operar Subway no Brasil

Divisora de águas, compra de campo Peregrino deixa Itaú BBA ainda mais otimista com a Prio (PRIO3)

Ibovespa fecha em queda repercutindo inflação nos EUA e dados do emprego do Brasil

Inflação nos EUA, recorde na China e dados de emprego no Brasil: o que move o mercado