Mercados

Trump e guerra comercial derrubam empresas de tecnologia

Mensagem do presidente americano contra Amazon acendeu o alerta do mercado para regulação mais pesada contra as companhias do setor

Trump: declaração do presidente americano derrubou na segunda-feira o índice Nasdaq 100, que concentra empresas de base digital (Kevin Lamarque/Reuters)

Trump: declaração do presidente americano derrubou na segunda-feira o índice Nasdaq 100, que concentra empresas de base digital (Kevin Lamarque/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de abril de 2018 às 18h59.

Última atualização em 3 de abril de 2018 às 17h31.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, atacou a empresa de tecnologia Amazon nesta segunda-feira. Em um post na rede social Twitter, o líder americano disse: “Apenas os tolos, ou pior, dizem que nosso sistema postal ganha dinheiro com a Amazon. Eles perdem uma fortuna e isso será mudado”.

A mensagem de Trump acendeu o alerta do mercado para uma regulação mais pesada contra as empresas de tecnologia. O resultado foi uma venda de papéis dessas empresas. A Amazon fechou o dia com uma queda de 5,15%. Na semana anterior, Trump já havia criticado a Amazon ao afirmar que a empresa pagava poucos impostos e ainda acabava com a vida de pequenos varejistas pelo país.

A euforia do mercado derrubou outras empresas. A montadora Tesla caiu 5,13%; o serviço de streaming Netflix, 5,10%. O índice Nasdaq 100, que concentra empresas de base digital, chegou a cair 3,9% durante o dia.

As empresas de tecnologia também sofreram com a guerra comercial com a China — o governo de Pequim anunciou novas tarifas sobre 128 produtos americanos. O índice Dow Jones fechou em queda de 1,9%.

A notícia de que o governo americano planeja uma retaliação com produtos de base tecnológica, como chips para computador, para a próxima semana também não ajudou. Ações de fabricante de chips e componentes, como Nvidia, Intel e Cisco, caíram quase 5%.

Acompanhe tudo sobre:Amazonempresas-de-tecnologiaMercado financeiroDonald TrumpExame Hoje

Mais de Mercados

Novo Nordisk planeja lançar pílula contra obesidade em plataformas de telemedicina

Renault estuda aliança com chinesa Cherry para fabricar carros na América do Sul

Ibovespa fecha nos 144 mil pontos, mas tem saldo negativo na semana

Dólar fecha semana de 'shutdown' estável, em R$ 5,33