Mercados

Triunfo ganha R$ 90 mi em um só dia após se livrar de empresa

Investidores se animaram com a possibilidade de a Triunfo conseguir, enfim, colocar as contas em ordem

Triunfo Participações: venda pode trazer alívio financeiro (Triunfo/Divulgação)

Triunfo Participações: venda pode trazer alívio financeiro (Triunfo/Divulgação)

Rita Azevedo

Rita Azevedo

Publicado em 21 de junho de 2017 às 13h29.

São Paulo -- A Triunfo Participações ganhou quase 90 milhões de reais em valor de mercado em um único dia, depois da empresa confirmar a venda de sua participação no terminal portuário Portonave, que fica em Santa Catarina. O valor total da transação foi de 1,3 bilhão de reais.

Na última segunda-feira, a empresa valia 506 milhões de reais na bolsa brasileira. Ontem, terminou o dia com o valor de mercado na casa dos 593 milhões de reais, segundo cálculos da Economatica.

Os investidores se animaram com a possibilidade de a Triunfo conseguir, enfim, colocar as contas em ordem. A empresa, que teve origem nos anos 70, nasceu como uma construtora, ganhou uma subsidiária de concessões e cresceu com os planos do governo de PT e o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Mas as oportunidades começaram a diminuir e a empresa se viu em meio à dívidas bilionárias e um baixo volume de geração de caixa.

Sem muitos bancos dispostos a encarar o risco e emprestar dinheiro, o jeito foi aceitar, no final de novembro passado, uma proposta do fundo americano Farallon. As condições não eram as melhores. A Triunfo pagaria 14% ao ano em juros, e a dívida seria em dólares -- é o dobro do que grupos saudáveis pagam no mercado externo, como mostra uma reportagem da revista EXAME, de janeiro deste ano

De acordo com credores e investidores ouvidos para a mesma reportagem, a Triunfo começou 2017 com uma necessidade de caixa de, ao menos, 1,9 bilhão de reais. A dívida bruta da companhia terminou o primeiro trimestre na casa dos 3,8 bilhões de reais, sendo que a maior parte dela tem vencimento no curto prazo.  A venda do Portonave pode ajudar a resolver parte desse problema.

 

 

 

 

Acompanhe tudo sobre:AçõesConcessõesTriunfo Participações

Mais de Mercados

Banco do Brasil promove trocas nas lideranças de cinco empresas do conglomerado

Bolsas globais superam desempenho dos EUA nos primeiros seis meses do governo Trump

Ibovespa fecha em queda de 1,61% pressionado por tensões políticas

Dólar fecha em alta de 0,73% após Bolsonaro ser alvo de operação da PF