Invest

TotalEnergies suspende investimentos no Grupo Adani após acusações de corrupção

TotalEnergies suspende novos investimentos com o Grupo Adani enquanto acusações de corrupção são investigadas nos EUA.

TotalEnergies decide interromper aportes financeiros no Grupo Adani após indiciamento de executivos indianos por supostos subornos entre 2021 e 2024. (TotalEnergies/Divulgação)

TotalEnergies decide interromper aportes financeiros no Grupo Adani após indiciamento de executivos indianos por supostos subornos entre 2021 e 2024. (TotalEnergies/Divulgação)

Fernando Olivieri
Fernando Olivieri

Redator na Exame

Publicado em 25 de novembro de 2024 às 11h31.

A TotalEnergies, gigante francesa do setor de energia, anunciou nesta segunda-feira, 25, a suspensão de novos investimentos com o Grupo Adani, após a revelação de acusações de corrupção envolvendo a empresa indiana Adani Green Energy Limited. A decisão ocorre poucos dias após um indiciamento por parte de autoridades federais dos Estados Unidos. As informações são da Reuters.

Em comunicado, a TotalEnergies afirmou que não foi previamente informada da investigação norte-americana sobre o suposto esquema de subornos. "Até que as acusações contra os indivíduos do Grupo Adani e suas consequências sejam esclarecidas, a TotalEnergies não fará novas contribuições financeiras em investimentos com empresas do Grupo Adani", declarou a empresa.

Contexto das acusações

As acusações apresentadas pelos promotores dos EUA apontam que Gautam Adani, seu sobrinho Sagar Adani e o ex-CEO da Adani Green Energy Limited teriam realizado pagamentos indevidos a autoridades indianas entre julho de 2021 e 2024, com o objetivo de obter vantagens comerciais.

A TotalEnergies adquiriu uma participação de 19,75% na Adani Green Energy em janeiro de 2021, logo após a empresa indiana vencer o maior pedido de energia solar do mundo na época e poucos meses antes das alegações de subornos começarem. Além disso, a Total possui 37,4% da Adani Total Gas Limited e uma participação de 50% em três joint ventures renováveis com a Adani Green Energy.

Impacto nos investimentos futuros

Dois dos projetos conjuntos entre as empresas foram firmados após o FBI ter emitido mandados de busca contra Sagar Adani e apreendido provas relacionadas à Adani Green Energy. A decisão da TotalEnergies de suspender os investimentos reflete uma postura cautelosa, enquanto as investigações e possíveis implicações legais são analisadas.

Essa pausa nos negócios ilustra os potenciais impactos das acusações sobre a relação entre empresas globais e o conglomerado indiano, especialmente em um momento em que o mercado de energia renovável se expande em todo o mundo.

Acompanhe tudo sobre:ÍndiaFrançaFBICorrupção

Mais de Invest

Powerball tem prêmio de R$ 7 bilhões e brasileiros podem apostar; saiba como

PMIs, julgamento de Bolsonaro e audiência em Washington: o que move os mercados

Cade abre investigação sobre venda da operação de níquel da Anglo American, diz Financial Times

África do Sul como polo de terceirização? Setor no país deve chegar a US$ 6,8 bi até o final de 2030