EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 2 de fevereiro de 2011 às 05h39.
Por Hélio Barboza
Tóquio - A Bolsa de Tóquio fechou com forte alta, já que a melhora das perspectivas para a recuperação dos EUA e a diminuição das tensões no Egito levantaram as ações de montadoras e empresas de tecnologia, como Toyota e Advantest. O índice Nikkei 225 ganhou 182,86 pontos, ou 1,8%, e fechou aos 10.457,36 pontos.
As ações dispararam logo na abertura com a confirmação da tendência de recuperação econômica dos EUA, depois que o índice de atividade industrial do Instituto de Gestão da Oferta (ISM, na sigla em inglês) subiu de 58,5 em dezembro para 60,8 em janeiro. "Há o alívio de que os lucros das empresas japonesas vão colher os benefícios de uma recuperação econômica global puxada pelos EUA e pelas economias emergentes", disse Hisatsune Kobayashi, analista da Nikko Cordial Securities.
O anúncio do presidente egípcio, Hosni Mubarak, de que não vai concorrer nas próximas eleições presidenciais também estimulou a expectativa de que as tensões se acalmem no Oriente Médio, embora a promessa não tenha aplacado imediatamente os furiosos manifestantes.
Os analistas disseram, porém, que o Nikkei continua a enfrentar resistência nos 10.500 pontos, pois os investidores permanecem preocupados com a desvalorização do dólar em relação ao iene. "Ainda não estamos no estágio em que a economia dos EUA tenha se recuperado a ponto de as taxas de juros subirem, o que apagaria as preocupações com a valorização do iene", disse Yosuke Shimizu, gerente-geral da Retela Crea Securities. As informações são da Dow Jones