Mercados

Tóquio fecha no nível mais alto desde dezembro de 2007

Os níveis de participação foram robustos, com mais de 4,87 bilhões de ações trocando de mão sob o valor de 3,56 trilhões de ienes


	Bolsa de Tóquio: o índice Nikkei avançou 1,5%, para 15.360,81 pontos, fechando no nível mais alto desde 27 de dezembro de 2007, após a alta de 0,7% na sexta-feira
 (REUTERS/Issei Kato)

Bolsa de Tóquio: o índice Nikkei avançou 1,5%, para 15.360,81 pontos, fechando no nível mais alto desde 27 de dezembro de 2007, após a alta de 0,7% na sexta-feira (REUTERS/Issei Kato)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de maio de 2013 às 06h22.

Tóquio - As ações na Bolsa de Tóquio fecharam em terreno positivo nesta segunda-feira, levando o índice Nikkei ao nível mais alto em quase cinco anos e meio.

O índice Nikkei avançou 1,5%, para 15.360,81 pontos, fechando no nível mais alto desde 27 de dezembro de 2007, após a alta de 0,7% na sexta-feira.

Os níveis de participação foram robustos, com mais de 4,87 bilhões de ações trocando de mão sob o valor de 3,56 trilhões de ienes.

As ações operaram em alta desde a abertura da sessão, seguindo a ascensão do dólar, que superou a marca de 103 ienes na sexta-feira em Nova York depois que dados mais fortes do que o esperado do sentimento do consumidor reforçaram a visão de que a economia dos EUA está se saindo melhor do que alguns pensavam. No final da tarde em Tóquio, o dólar era negociado a 102,64 ienes.

Entre as ações pesos pesados, o SoftBank retomou sua ascensão depois de dois dias seguidos de realização de lucros, ganhando 4,6%

Os exportadores foram conduzidos pela alta de 2,3% da Honda. A Tokyo Electron e a Advantest avançaram 3,8% e 4,2%, respectivamente.

As empresas que trabalham com energia obtiveram alguns dos melhores desempenhos do pregão, com melhora do sentimento no setor, uma vez que o governo do primeiro-ministro Shinzo Abe é visto como mais amigável para energia nuclear do que a administração anterior.


A Kansai Electric Power adicionou 7,5%, enquanto a Tokyo Electric Power subiu 16%. A Tepco soma 69% de ganhos em maio.

As siderúrgicas fecharam em forte alta depois que a Mizuho Securities elevou a recomendação para ações do setor para overweight (desempenho acima da média), de underweight (desempenho abaixo da média).

A JFE Holdings ganhou 7,0% e a Nippon Steel & Sumitomo Metal avançou 4,1%.

A Mizuho também elevou o rating de "trading houses" para neutro, de underweight. A Sumitomo Corp ganhou 4,3% e a Shipper Nippon Yusen subiu 11%.

As ações da Sharp fecharam em alta de 17% depois que o Goldman Sachs disse que planeja colocar 300 bilhões de ienes em projetos japoneses de energia renováveis ao longo dos próximos cinco anos, criando a especulação de que a Sharp se beneficiará com um consequente aumento das vendas de painéis de energia solar. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:bolsas-de-valoresAçõesMercado financeiroNikkei

Mais de Mercados

B3 reforça estratégia em duplicatas com aquisição de R$ 37 milhões

Sob 'efeito Coelho Diniz', GPA fecha segundo dia seguido entre maiores altas da bolsa

Trump diz que está preparado para disputa judicial pela demissão de Lisa Cook do Fed

Dólar fecha em leve alta de a R$ 5,43 com dados do IPCA-15