Bolsa de Tóquio: o índice Nikkei ganhou 0,7% e terminou o pregão com 15.138,12 pontos, após a perda de 0,4% na sessão anterior (REUTERS/Toru Hanai)
Da Redação
Publicado em 17 de maio de 2013 às 06h17.
Tóquio - As ações na Bolsa de Tóquio fecharam em terreno positivo nesta sexta-feira, uma vez que as expectativas de crescimento doméstico puxaram empresas do setor financeiro para cima, levando o índice Nikkei ao maior nível em cinco anos e meio.
O índice Nikkei ganhou 0,7% e terminou o pregão com 15.138,12 pontos, após a perda de 0,4% na sessão anterior. O nível de fechamento foi o mais alto desde dezembro de 2007.
O volume de negócios foi sólido, totalizando 4,41 bilhões de ações sob o valor de 3,4 trilhões de ienes.
O índice abriu em baixa depois que as ações em Wall Street caíram nesta quinta-feira com novas preocupações de que o Federal Reserve pode reduzir seus esforços para estimular o crescimento.
Mas a onda de compras logo apareceu tendo em vista que as expectativas sobre as políticas econômicas do governo japonês permanecem intactas. Desde a chegada do primeiro-ministro Shinzo Abe, as medidas do governo enfraqueceram o iene e ajudaram a economia a crescer.
As expectativas sobre as políticas econômicas do Japão puxaram as incorporadoras imobiliárias para cima. A Mitsui Fudosan ganhou 2,4% e a Mitsubishi Estate subiu 3,4%.
Entre outros motores individuais, a Hitachi ganhou 3,2% depois que a empresa anunciou que está visando um lucro líquido de mais de 350 bilhões de ienes para o ano fiscal que termina em março de 2016.
A Kawasaki Heavy Industries subiu 6,3% depois de anunciar na quinta-feira que recebeu um pedido no valor equivalente a cerca de 18 bilhões de euros por 100 vagões ferroviários da Washington (D.C.) Metropolitan Area Transit Authority, dos EUA. As informações são da Dow Jones.