Mercados

Tóquio fecha no maior nível desde 18 de junho de 2008

Os principais índices operaram em forte alta desde o início, após resultados melhores que o esperado do mercado de trabalho dos EUA na sexta-feira


	Bolsa de Tóquio: o índice Nikkei subiu 3,6%, para 14.180,24 pontos, após uma queda de 0,8% na quinta-feira
 (REUTERS/Toru Hanai)

Bolsa de Tóquio: o índice Nikkei subiu 3,6%, para 14.180,24 pontos, após uma queda de 0,8% na quinta-feira (REUTERS/Toru Hanai)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de maio de 2013 às 06h43.

Tóquio - As ações na Bolsa de Tóquio fecharam em forte alta nesta terça-feira, atingindo o maior nível em quatro anos e 10 meses, depois de uma queda acentuada do iene e ganhos robustos nos mercados estrangeiros durante o feriado no Japão.

Estes fatores levaram os investidores a comprarem papéis de exportadores, como a Toyota Motor e a Tokyo Electron.

O índice Nikkei subiu 3,6%, para 14.180,24 pontos, após uma queda de 0,8% na quinta-feira.

O nível de fechamento do índice foi o mais alto desde 18 de junho de 2008, e o ganho porcentual foi o segundo melhor de 2013. Ele também quebrou uma série de quatro dias de baixas.

Volume foi forte, com 3,18 bilhões de ações negociadas sob o valor de 2,8 trilhões de ienes.

Os mercados do Japão ficaram fechados na sexta-feira e na segunda-feira por causa de um feriado.

Os principais índices operaram em forte alta desde o início, após resultados melhores que o esperado do mercado de trabalho dos EUA na sexta-feira. Isso ajudou a levar as ações dos EUA para novas máximas históricas.


O dólar também subiu em relação ao iene depois da divulgação dos dados. No fim da tarde em Tóquio, o dólar mudava de mãos em cerca de 98,99 ienes depois de subir para o nível de 99 ienes mais cedo, em comparação com os 97,30 ienes no fechamento do mercado na quinta-feira.

Entre as ações fortemente ponderadas, a Fast Retailing ganhou 4,5%, apesar de informar após o fechamento do mercado na quinta-feira que as vendas domésticas da Uniqlo caíram 3,0% em abril em relação ao mesmo mês do ano anterior. A medida considera apenas as vendas nas mesmas lojas.

Exportadores foram puxados para cima pela Toyota, que adicionou 4,9%, enquanto a Tokyo Electron subiu 6,7%.

Uma notícia do Nikkei na segunda-feira informou que a Toyota deve divulgar um lucro operacional do grupo de cerca de 1,3 trilhão de ienes para o ano fiscal recém-terminado, um salto de 270% em relação ao ano anterior e cerca de 150 bilhões de ienes além da projeção feita em fevereiro.

Entre aos movimentos relacionados aos ganhos corporativos, a Asahi Group Holdings subiu 7,1% depois que a empresa informou que seu lucro operacional do primeiro trimestre superou as expectativas dos analistas, com uma alta de 35% em relação ao ano anterior.

O lucro operacional da empresa subiu para 6,3 bilhões de ienes, impulsionado por melhores receitas de bebidas. As informações são Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresMercado financeiroNikkei

Mais de Mercados

B3: estrangeiros retiram na Super Quarta metade do valor sacado no mês

Iene em alta e dólar em queda: por que a desvalorização da moeda americana deve se acelerar

Do campo à Faria Lima, dívida da Agrogalaxy passa de R$ 4,5 bilhões

"Emergentes podem voltar a ser os queridinhos do mercado", diz Luiz Fernando Araujo, da Finacap