Mercados

Tóquio fecha no maior nível desde 18 de junho de 2008

Os principais índices operaram em forte alta desde o início, após resultados melhores que o esperado do mercado de trabalho dos EUA na sexta-feira


	Bolsa de Tóquio: o índice Nikkei subiu 3,6%, para 14.180,24 pontos, após uma queda de 0,8% na quinta-feira
 (REUTERS/Toru Hanai)

Bolsa de Tóquio: o índice Nikkei subiu 3,6%, para 14.180,24 pontos, após uma queda de 0,8% na quinta-feira (REUTERS/Toru Hanai)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de maio de 2013 às 06h43.

Tóquio - As ações na Bolsa de Tóquio fecharam em forte alta nesta terça-feira, atingindo o maior nível em quatro anos e 10 meses, depois de uma queda acentuada do iene e ganhos robustos nos mercados estrangeiros durante o feriado no Japão.

Estes fatores levaram os investidores a comprarem papéis de exportadores, como a Toyota Motor e a Tokyo Electron.

O índice Nikkei subiu 3,6%, para 14.180,24 pontos, após uma queda de 0,8% na quinta-feira.

O nível de fechamento do índice foi o mais alto desde 18 de junho de 2008, e o ganho porcentual foi o segundo melhor de 2013. Ele também quebrou uma série de quatro dias de baixas.

Volume foi forte, com 3,18 bilhões de ações negociadas sob o valor de 2,8 trilhões de ienes.

Os mercados do Japão ficaram fechados na sexta-feira e na segunda-feira por causa de um feriado.

Os principais índices operaram em forte alta desde o início, após resultados melhores que o esperado do mercado de trabalho dos EUA na sexta-feira. Isso ajudou a levar as ações dos EUA para novas máximas históricas.


O dólar também subiu em relação ao iene depois da divulgação dos dados. No fim da tarde em Tóquio, o dólar mudava de mãos em cerca de 98,99 ienes depois de subir para o nível de 99 ienes mais cedo, em comparação com os 97,30 ienes no fechamento do mercado na quinta-feira.

Entre as ações fortemente ponderadas, a Fast Retailing ganhou 4,5%, apesar de informar após o fechamento do mercado na quinta-feira que as vendas domésticas da Uniqlo caíram 3,0% em abril em relação ao mesmo mês do ano anterior. A medida considera apenas as vendas nas mesmas lojas.

Exportadores foram puxados para cima pela Toyota, que adicionou 4,9%, enquanto a Tokyo Electron subiu 6,7%.

Uma notícia do Nikkei na segunda-feira informou que a Toyota deve divulgar um lucro operacional do grupo de cerca de 1,3 trilhão de ienes para o ano fiscal recém-terminado, um salto de 270% em relação ao ano anterior e cerca de 150 bilhões de ienes além da projeção feita em fevereiro.

Entre aos movimentos relacionados aos ganhos corporativos, a Asahi Group Holdings subiu 7,1% depois que a empresa informou que seu lucro operacional do primeiro trimestre superou as expectativas dos analistas, com uma alta de 35% em relação ao ano anterior.

O lucro operacional da empresa subiu para 6,3 bilhões de ienes, impulsionado por melhores receitas de bebidas. As informações são Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:bolsas-de-valoresAçõesMercado financeiroNikkei

Mais de Mercados

B3 reforça estratégia em duplicatas com aquisição de R$ 37 milhões

Sob 'efeito Coelho Diniz', GPA fecha segundo dia seguido entre maiores altas da bolsa

Trump diz que está preparado para disputa judicial pela demissão de Lisa Cook do Fed

Dólar fecha em leve alta de a R$ 5,43 com dados do IPCA-15