Mercados

Tóquio fecha em queda com fortalecimento do iene

A Sony perdeu 6,3%, a Sharp caiu 5,3%, a Fuji Heavy Industries caiu 7,6% e a Toyota Motor cedeu 5%


	Bolsa de Tóquio: o índice Nikkei caiu 3,2%, para 14.142,65 pontos, após alta de 0,9% na sexta-feira
 (REUTERS/Toru Hanai)

Bolsa de Tóquio: o índice Nikkei caiu 3,2%, para 14.142,65 pontos, após alta de 0,9% na sexta-feira (REUTERS/Toru Hanai)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de maio de 2013 às 06h18.

Hong Kong - As ações na Bolsa de Tóquio fecharam em forte queda nesta segunda-feira, uma vez que o fortalecimento do iene e mais uma onda de realização de lucros pesaram sobre o mercado. O índice Nikkei caiu 3,2%, para 14.142,65 pontos, após alta de 0,9% na sexta-feira.

Ainda assim, o índice reduziu as perdas iniciais, tendo em vista que o Nikkei chegou a cair 4% durante a sessão.

"A forte alta nas ações japonesas neste ano foi acompanhada pelo ritmo da queda nos últimos dias, com a relativa força do iene tendo novamente um impacto dramático sobre o desempenho dos exportadores japoneses", disse Tim Waterer, trader sênior da CMC Markets.

"O Nikkei deve permanecer sob pressão no curto prazo com investidores estrangeiros tirando fundos em meio a atual imprevisibilidade do iene", acrescentou.

Exportadores aceleram o ritmo das perdas em Tóquio, uma vez que o dólar brevemente caiu abaixo da marca de 101 ienes no início da sessão, aumentando preocupações sobre o impacto na competitividade e nos lucros com uma moeda local forte.

A Sony perdeu 6,3%, a Sharp caiu 5,3%, a Fuji Heavy Industries caiu 7,6% e a Toyota Motor cedeu 5%.

Preocupações em torno da volatilidade no mercado de bônus pesaram sobre as empresas de finanças, que possuem quantidades substanciais de bônus do governo japonês, também conhecidos como JGBs.

O Mizuho Financial Group caiu 4,3% e o Mitsubishi UFJ Financial caiu 2,9%, enquanto a Dai-ichi Life Insurance cedeu 6,1%. As quedas ocorreram mesmo com o recuo do yield (retorno ao investidor) do JGB de 10 anos nesta segunda-feira. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:bolsas-de-valoresAçõesMercado financeiroNikkei

Mais de Mercados

B3 reforça estratégia em duplicatas com aquisição de R$ 37 milhões

Sob 'efeito Coelho Diniz', GPA fecha segundo dia seguido entre maiores altas da bolsa

Trump diz que está preparado para disputa judicial pela demissão de Lisa Cook do Fed

Dólar fecha em leve alta de a R$ 5,43 com dados do IPCA-15