Mercados

Tóquio fecha em queda após enfraquecimento do dólar

Os níveis de participação foram leves, com um volume total de apenas 2,99 bilhões de ações sob o valor de 2,27 trilhões de ienes


	Bolsa de Tóquio: o índice Nikkei caiu 0,2%, para 13.289,32 pontos, depois de recuar 1,5% na sessão anterior
 (REUTERS/Kim Kyung-Hoon)

Bolsa de Tóquio: o índice Nikkei caiu 0,2%, para 13.289,32 pontos, depois de recuar 1,5% na sessão anterior (REUTERS/Kim Kyung-Hoon)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de junho de 2013 às 06h18.

Tóquio - As ações na Bolsa de Tóquio fecharam em queda moderada uma sessão volátil desencadeada pelo recuo acentuado do dólar na terça-feira e pelas baixas em Wall Street. O índice Nikkei caiu 0,2%, para 13.289,32 pontos, depois de recuar 1,5% na sessão anterior.

O Nikkei já registra perdas em cinco dos últimos seis sessões, cedendo 1,8% ao longo do período.

Os níveis de participação foram leves, com um volume total de apenas 2,99 bilhões de ações sob o valor de 2,27 trilhões de ienes. O resultado mostrou o volume mais leve desde 2 de maio.

"Os agentes estrangeiros estão se afastando do mercado por causa de uma série de razões, incluindo a ruptura na tendência de enfraquecimento do iene, a falta de ajuda Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) para o mercado e a alta volatilidade", disse o gestor de ações em uma corretora estrangeira. "Com o vencimento e rolagem de futuros e opções do Nikkei chegando na sexta-feira, as chances de uma maior volatilidade nos dias antecedentes são o suficiente para desencorajar algumas compras".

Os principais índices caíram logo no início da sessão, com o Nikkei recuando sob a marca de 13.000 pontos em reação a um amplo declínio nas ações dos EUA na terça-feira e a queda do dólar.


Ontem, as bolsas de Nova York fecharam em queda com as preocupações dos investidores com os limites das políticas dos bancos centrais, incluindo o BoJ e o Fed, pesando sobre os índices.

Além disso, traders disseram que permaneceu uma certa angústia na sessão de Tóquio, depois que o Banco do Japão manteve sua política monetária inalterada, sem estender a duração dos empréstimos de baixo custo das operações de fornecimento de fundos.

As montadoras estiveram entre os pesos pesados mais vendidos na quarta-feira. A Honda Motor caiu 1,7%, a Toyota Motor perdeu 1,8% e a Suzuki Motor recuou 4,3%.

No setor financeiro, a Mitsubishi UFJ Financial Group caiu 1,8%, a Dai-ichi Life Insurance teve queda de 2,5%, a Nomura Holdings cedeu 0,8% e a Sumitomo Realty & Development perdeu 4,2%. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:bolsas-de-valoresAçõesMercado financeiroNikkei

Mais de Mercados

B3 reforça estratégia em duplicatas com aquisição de R$ 37 milhões

Sob 'efeito Coelho Diniz', GPA fecha segundo dia seguido entre maiores altas da bolsa

Trump diz que está preparado para disputa judicial pela demissão de Lisa Cook do Fed

Dólar fecha em leve alta de a R$ 5,43 com dados do IPCA-15