Mercados

Tóquio fecha em alta com PIB da China acima da expectativa

O enfraquecimento do iene em relação ao dólar e ao euro também influenciou no resultado


	Nikkei: o índice encerrou o dia com ganho de 2,07%
 (Getty Images)

Nikkei: o índice encerrou o dia com ganho de 2,07% (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de janeiro de 2015 às 07h12.

São Paulo - As ações negociadas em Tóquio fecharam em alta nesta terça-feira, influenciadas pela divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) da China em 2014, que cresceu acima da expectativa do mercado, e pelo enfraquecimento do iene em relação ao dólar e ao euro.

Com isso, o índice Nikkei encerrou o dia com ganho de 2,07%, a maior variação positiva da bolsa desde 19 de dezembro, para 17.366,30 pontos.

Ainda no início da sessão, o governo chinês publicou que a economia do país avançou 7,4% em 2014, enquanto os analistas consultados pela Dow Jones Newswires esperavam alta de 7,3%.

O resultado, porém, ficou abaixo da meta estabelecida pelo governo, de 7,5%. No quarto trimestre, houve expansão de 7,3% em relação a igual período de 2013, também acima da expectativa do mercado, de 7,2%.

"Os dados da China vieram como uma modesta surpresa positiva, em um ambiente com falta de boas notícias", explicou Yutaka Miura, analista da Mizuho Securities.

No entanto, lembra Miura, o volume de negócios foi baixo nesta terça-feira, em razão de posição predominante de cautela entre os investidores, que estão no aguardo pela reunião do conselho de política monetária do Banco Central Europeu (BCE), para a qual é esperado um pacote de estímulos à zona do euro.

Com o iene mais fraco em relação ao dólar e ao euro, em razão de uma leve diminuição do sentimento de aversão ao risco, algumas das principais exportadoras do Japão, mais sensíveis ao câmbio, fecharam em alta.

A Toyota subiu 2,6% e Mazda Motor avançou 4,2%. A Nikon cresceu 3,2% e a Canon encerrou com ganho de 1,7%.

Após o fechamento de Tóquio, o dólar subia para 118,36 ienes e o euro avançava para 137,05 ienes.

No mercado de juros, a taxa do título de 10 anos do governo japonês atingiu nova mínima nesta terça-feira, em reação a uma operação massiva de compra de bônus feita pelo Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) e expectativas de novas medidas de relaxamento monetário na Europa.

O juro do JGB de 10 anos recuou para 0,195% por volta das 4h (de Brasília). Com informações da Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresMercado financeiroNikkei

Mais de Mercados

Petrobras anuncia indicação de Pietro Mendes, presidente do conselho, para diretoria da ANP

Ações da Petrobras viram para queda com troca no conselho de administração

Bolsa acumula maior saída de capital estrangeiro dos últimos anos

O que vai ser da Intel após a saída do CEO?