Mercados

Tóquio fecha em alta com expectativas sobre o BoJ

O nível de participação foi alto, com 4,6 bilhões de ações negociadas no valor de mais 2,8 trilhões de ienes


	Bolsa de Tóquio: o índice Nikkei avançou 0,5%, para 12.349,05 pontos, após aumento de 2,6% na sessão anterior
 (REUTERS/Toru Hanai)

Bolsa de Tóquio: o índice Nikkei avançou 0,5%, para 12.349,05 pontos, após aumento de 2,6% na sessão anterior (REUTERS/Toru Hanai)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de março de 2013 às 06h17.

Tóquio - A Bolsa de Tóquio fechou em terreno positivo, atingindo sua oitava alta consecutiva nesta segunda-feira, uma vez que o avanço contínuo do dólar ante o iene e as expectativas em relação a novas medidas de relaxamento monetário resultaram em um amplo rali liderado por exportadores como a Canon, assim como bancos e empresas do setor imobiliário.

O índice Nikkei avançou 0,5%, para 12.349,05 pontos, após aumento de 2,6% na sessão anterior. Durante a sessão, o índice atingiu a marca de 12.400 pontos pela primeira vez desde 10 de setembro de 2008.

O nível de participação foi alto, com 4,6 bilhões de ações negociadas no valor de mais 2,8 trilhões de ienes.

O índice Nikkei abriu em terreno positivo, beneficiado pelo enfraquecimento ainda maior do iene que seguiu no embalo dos positivos dados do mercado de trabalho dos EUA que foram divulgados na sexta-feira.

Após um ganho de 5,8% na semana passada, o Nikkei encontrou resistência aos 12.400. Ele também foi afetado pela realização de lucros em ações fortemente ponderadas da Fast Retailing, que caíram 1,9% após avançar 24% na semana passada.

"A maior parte do entusiasmo deriva de dados do mercado de trabalho dos EUA, enquanto os comentários do candidato à presidência do Banco do Japão, Haruhiko Kuroda, sobre a execução de mais políticas de relaxamento monetário em abril também acrescentaram tônica" ao pregão, disse o diretor de uma corretora de fora do Japão.


Os candidatos do governo para a liderança do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) estão sendo submetidos a audiências no Parlamento, processo que será concluído com a votação na Câmara Baixa e na Câmara Alta nos dias 14 e 15 de março. A nova liderança do BoJ começará seu mandato de cinco anos a partir de 20 de março.

As blue-chips sensíveis ao iene lideraram o Nikkei, com ações da Canon ganhando 3,5%, enquanto a Honda Motor e Toyota Motor avançaram 2,6% e 1,8%, respectivamente.

Ações sensíveis à política monetária ganharam com o entusiasmo criado pelas perspectivas sobre a nova liderança do BoJ. As empresas do setor financeiro foram lideradas pelo Sumitomo Mitsui Financial Group, que fechou em alta de 6,7%, o Nomura Holdings, que ganhou 4,6%, e o Tokio Marine Holdings, com avanço de 3,5%.

Entre as ações relacionadas a imóveis, Tokyo Tatemomo ganhou 4,4%, enquanto o Mitsui Fudosan subiu 2,5%.

A East Japan Railway abriu caminho para os acentuados ganhos das ações ferroviárias, com uma alta de 5,7% depois da notícia de que o Japão e a Índia devem chegar a um acordo para que a Índia adote a tecnologia de trem-bala do Japão quando a economia emergente desenvolver redes ferroviárias de alta velocidade. Outras ações da Japan Railway também fecharam em alta, com o West Japan Railway avançando 2,8% e Central Japan Railway subindo 3,0%.

A Japan Tobacco perdeu 3,7%, com o início da venda de 333,3 milhões de ações do governo, montante que representa 16,6% de todos os papéis da JT em circulação. Em 26 de fevereiro, a JT disse que iria comprar 4,3% de suas próprias ações do governo para facilitar o processo de venda. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresMercado financeiroNikkei

Mais de Mercados

Do campo à Faria Lima, dívida da Agrogalaxy passa de R$ 4,5 bilhões

"Emergentes podem voltar a ser os queridinhos do mercado", diz Luiz Fernando Araujo, da Finacap

Ibovespa opera em queda de olho em fiscal brasileiro; dólar sobe 1,50%

Petrobras paga nesta sexta-feira a segunda parcela de proventos do 1º trimestre