Mercados

Tóquio fecha em alta com dólar mais forte

Resultados positivos de empresas dos EUA estimularam a compra de papéis de exportadores e companhias do setor financeiro


	Bolsa de Tóquio: o índice Nikkei subiu 92,87 pontos, ou 0,6%, para 14.599,12 pontos, após um avanço de 0,2% na sexta-feira
 (Kiyoshi Ota/Bloomberg)

Bolsa de Tóquio: o índice Nikkei subiu 92,87 pontos, ou 0,6%, para 14.599,12 pontos, após um avanço de 0,2% na sexta-feira (Kiyoshi Ota/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de julho de 2013 às 06h48.

Tóquio - As ações na Bolsa de Tóquio fecharam em alta nesta terça-feira, uma vez que um dólar mais forte e positivos resultados de empresas dos EUA estimularam a compra de papéis de exportadores e companhias do setor financeiro.

O índice Nikkei subiu 92,87 pontos, ou 0,6%, para 14.599,12 pontos, após um avanço de 0,2% na sexta-feira.

Os mercados financeiros do Japão estavam fechados na segunda-feira por causa de um feriado. O índice fechou no nível mais alto desde 24 de maio nesta terça-feira.

"Não tivemos muitos pontos negativos quando os mercados locais estavam fechados" por causa do feriado, disse o gerente geral de ações Hiroichi Nishi, da SMBC Nikko Securities, ressaltando que, embora o Produto Interno Bruto da China tenha mostrado um crescimento de 7,5% no segundo trimestre - abaixo da expansão de 7,7% no primeiros três meses do ano - os dados ficaram em linha com as expectativas do mercado.

O índice Nikkei mostrou apenas variações líquidas modestas em cada uma das últimas quatro sessões, em grande parte, com tendência de alta com a aproximação das eleições da Câmara Alta, no domingo.

Vitórias arrebatadoras da coalizão governista são vistas como fundamentais para cimentar o mandato do primeiro-ministro Shinzo Abe para reformas fiscais.


Em geral, exportadores avançaram na sessão. A Canon ganhou 2,7% e a Toyota Motor subiu 0,8%.

As empresas do setor financeiro também fecharam em alta. O Mitsubishi UFJ Financial Group e o Sumitomo Mitsui Financial Group, que foram ajudados por relatórios de lucros dos bancos norte-americanos, ganharam 1,1% e 0,5%, respectivamente.

As ações da Tokyo Electric Power foram as mais negociadas no pregão, visto que a autoridade de regulação nuclear começou a realizar suas primeiras reuniões com empresas de energia para verificar se os seus reatores satisfazem os novos requisitos de segurança, introduzidos após o desastre nuclear de Fukushima em 2011.

A Tepco subiu de 13% em Tóquio, como mais de 500 milhões de ações mudando de mãos - cerca de 19% do mercado total. A Kansai Electric Power ganhou 2,6%. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:bolsas-de-valoresAçõesMercado financeiroNikkei

Mais de Mercados

Ibovespa opera em alta, após alcançar 149 mil pontos pela primeira vez na história

Paramount demitirá até 2.000 funcionários em plano de reestruturação

Fed corta juros em 0,25 ponto percentual mesmo em meio a apagão de dados

Credor de Ambipar e Braskem, Santander não acredita em crise de crédito