Mercados

Tombo da bitcoin elimina US$ 38 bilhões, mas rival avança

A rival bitcoin cash, que se separou da bitcoin original em agosto, teve alta de 22% desde sexta-feira

Bitcoin: a cotação chegou a desabar 15% em relação ao fechamento de sexta-feira (AFP/AFP)

Bitcoin: a cotação chegou a desabar 15% em relação ao fechamento de sexta-feira (AFP/AFP)

Karla Mamona

Karla Mamona

Publicado em 13 de novembro de 2017 às 15h43.

São Paulo - A queda no valor da bitcoin se aprofundou após dois dias de perdas, na esteira do cancelamento de um upgrade tecnológico. Alguns usuários desistiram de usar a moeda virtual, assustando os especuladores que vinham sendo atraídos pela valorização de mais de 500% no ativo neste ano.

A cotação chegou a desabar 15% em relação ao fechamento de sexta-feira, mas a perda foi limitada no decorrer do pregão desta segunda-feira, com evidências de que investidores com apostas pessimistas começaram a cobrir posições descobertas. A rival bitcoin cash, que se separou da bitcoin original em agosto, teve alta de 22% desde sexta, de acordo com dados compilados pela Coinmarketcap.com.

A popularidade da bitcoin cash está aumentando porque vem em bloco maior e essa característica barateia e acelera as transações. Quando um grupo da comunidade da moeda virtual cancelou planos de aumentar o tamanho do bloco de bitcoin na quarta-feira, alguns defensores de blocos maiores partiram para a bitcoin cash.

A volatilidade resultante foi extrema até pelos padrões da bitcoin e coincide com o aumento do interesse de autoridades reguladoras, bancos e gestores de fundos pelo ativo.

Acompanhe tudo sobre:BitcoinCriptomoedas

Mais de Mercados

Por que a China não deveria estimular a economia, segundo Gavekal

Petrobras ganha R$ 24,2 bilhões em valor de mercado e lidera alta na B3

Raízen conversa com Petrobras sobre JV de etanol, diz Reuters; ação sobe 6%

Petrobras anuncia volta ao setor de etanol