Mercados

TIM abre a semana com fortes ganhos; Klabin é rebaixada e cai

Ainda longe de um ano positivo, Ibovespa sobe no embalo das bolsa do velho continente

Com uma alta de 25,8% em 2011, as ações preferenciais da Klabin (KLBN4) amargam um pregão de perdas nesta segunda-feira (MARCELO MIN)

Com uma alta de 25,8% em 2011, as ações preferenciais da Klabin (KLBN4) amargam um pregão de perdas nesta segunda-feira (MARCELO MIN)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de dezembro de 2011 às 15h29.

São Paulo – O otimismo dá o tom dos mercados neste primeiro pregão da semana. Na máxima do dia, o Ibovespa registrava alta de 1,57%, aos 58.796 pontos. No entanto, o ano ainda está longe de ser positivo ao principal índice da bolsa brasileira, que registra uma queda de 15% no período.

As bolsas de valores da Europa também operavam em alta, ampliando o avanço de 8,5% registrado na semana passada, com expectativa crescente de que haja uma solução para a crise do euro após a reunião do presidente francês, Nicolas Sarkozy, com a chanceler alemã, Angela Merkel.

A medida da Itália, ao revelar um novo pacote de austeridade de 30 bilhões de euros, também aliviava tensões em torno das finanças públicas do país, desencadeando um rali nas ações italianas e uma queda a 6,5 por cento nos rendimentos dos bônus governamentais de 10 anos.

Por aqui, o mercado financeiro reduziu suas previsões para a Selic e a inflação em 2012, mostrou o relatório Focus do Banco Central (BC) nesta segunda-feira, que indicou ainda leve aumento nas estimativas para o crescimento da economia no próximo ano, alguns dias após o governo anunciar um pacote de estímulo econômico.

De acordo com o relatório, a expectativa para a taxa básica de juros, a Selic, para o final de 2012 caiu a 9,75% ao ano, ante 10,00% no documento anterior.

/libc/player/liquid3.swf

TIM

As ações ordinárias da TIM (TIMP3) ganham destaque nesta sessão e aparecem entre os papéis pertencentes ao Ibovespa que mais entregam ganhos. A valorização atingia 3,9%, com papéis negociados a 8,95 reais. Em 2011, as ações da companhia registra uma alta de 34,6%.

A TIM prevê ter 1 milhão de clientes de serviços de banda larga fixa até 2016 com a rede que comprou da AES Atimus em julho, disse nesta segunda-feira o presidente da área, Rogério Takayanagi.

Os novos serviços serão oferecidos a partir do segundo trimestre de 2012 inicialmente em alguns bairros do Rio de Janeiro e São Paulo, informou o executivo.

A TIM Fiber, ex-AES Atimus, que foi adquirida da AES Brasil em julho deste ano por 1,6 bilhão de reais, vai gerar ganhos de sinergia de cerca de 5 bilhões de reais no longo prazo, a partir de 2014, de acordo com o executivo.

Klabin e Suzano

Com uma alta de 25,8% em 2011, as ações preferenciais da Klabin (KLBN4) amargam um pregão de perdas nesta segunda-feira. Na mínima do dia, os papéis perdiam 1,7%, negociados a 7,05 reais.

A companhia teve sua recomendação reduzida de desempenho acima da média de mercado (overweight) para desempenho em linha com a média de mercado (equalweight) pelo Morgan Stanley.

A mesma instituição rebaixou a recomendação da Suzano Papel e Celulose (SUZB5), de desempenho em linha com a média de mercado para abaixo da média de mercado (underweight).

No entanto, as ações preferenciais classe A da companhia operavam no azul e entregavam ganhos de 2,1% na máxima do dia, valendo 7,29 reais. Em 2011, estes papéis já perderem 50% de seu valor de mercado na bolsa brasileira.

Acompanhe tudo sobre:3GAçõesEmpresasEmpresas abertasEmpresas italianasOperadoras de celularServiçosTelecomunicaçõesTIM

Mais de Mercados

Por que a China não deveria estimular a economia, segundo Gavekal

Petrobras ganha R$ 24,2 bilhões em valor de mercado e lidera alta na B3

Raízen conversa com Petrobras sobre JV de etanol, diz Reuters; ação sobe 6%

Petrobras anuncia volta ao setor de etanol