Mercados

Telenet e KPN impulsionam alta de índices europeus

O acordo vai criar uma operadora mais forte no mercado móvel da Bélgica à medida que os serviços de telecomunicações fixas e móveis convergem


	Fachada da Telenet na Bélgica: ação da belga Telenet tinha alta de 6,2 por cento após acertar a aquisição da BASE Company
 (Divulgação)

Fachada da Telenet na Bélgica: ação da belga Telenet tinha alta de 6,2 por cento após acertar a aquisição da BASE Company (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de abril de 2015 às 08h38.

Londres - Os índices acionários europeus avançavam nesta segunda-feira, liderados pelo setor de telecomunicações após a decisão da Telenet de comprar a unidade de telefonia móvel da KPN na Bélgica.

Às 8h13 (horário de Brasília), o índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 subia 0,79 por cento, a 1.619 pontos, após registrar perdas de 2,3 por cento na semana anterior.

O índice também era ajudado por uma alta nos papéis de recursos básicos após o banco central da China revelar novas medidas para fortalecer a segunda maior economia e maior consumidora de metais do mundo.

A ação da belga Telenet, subsidiária da companhia de serviços a cabo Liberty Global, tinha alta de 6,2 por cento após acertar a aquisição da BASE Company, da KPN, por 1,33 bilhão de euros (1,4 bilhão de dólares), impulsionando os papéis da companhia holandesa a uma alta de mais de 2 por cento.

O acordo vai criar uma operadora mais forte no mercado móvel da Bélgica à medida que os serviços de telecomunicações fixas e móveis convergem, com vendas estimadas de 2,4 bilhões de euros e lucro operacional ajustado de 1,1 bilhão de euros, disse a Telenet em comunicado.

"Parece bastante bom para ambas", disse o analista da RBC Capital Markets Michael Bishop. "Um preço ligeiramente mais alto para a KPN do que se especulava e sinergias um pouco melhores ante as expectativas do mercado para a Telenet".

Acompanhe tudo sobre:EuropaTelecomunicações

Mais de Mercados

WEG (WEGE3) anuncia compra da Reivax

Pacote fiscal, Carrefour e taxação de Trump: os assuntos que movem o mercado

CVC sobe 7% na bolsa com poison pill e alta das ações domésticas

Em meio a pressão por boicotes, ação do Carrefour sobe 3,31%