Mercados

Telecomunicações impulsionam mercado com aquisições

O índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 subia 1,6 por cento, aos 1.106 pontos, ampliando a alta de sexta-feira

As companhias de telecomunicações tinham os maiores ganhos, com o índice STOXX Europe 600 do setor subindo 3,8 por cento (Getty Images)

As companhias de telecomunicações tinham os maiores ganhos, com o índice STOXX Europe 600 do setor subindo 3,8 por cento (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de março de 2011 às 08h47.

Londres - As bolsas de valores da Europa operavam em alta nesta segunda-feira, com a confiança do investidor aumentando por sinais de melhora na situação nuclear do Japão, enquanto companhias de telecomunicações eram impulsionadas após a Deutsche Telekom vender a T-Mobile USA para a AT&T.

Os ganhos podem ser limitados, porém, com o petróleo Brent subindo cerca de 2 por cento após aviões ocidentais bombardearem a Líbia. A alta do petróleo gera temores sobre o impacto da inflação na economia global.

Às 8h10 (horário de Brasília), o índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 subia 1,6 por cento, aos 1.106 pontos, ampliando a alta de sexta-feira.

A confiança do mercado melhorava diante de sinais de progresso na usina nuclear danificada pelo terremoto e o tsunami que atingiram o Japão, com engenheiros restaurando a eletricidade de três reatores.

As companhias de telecomunicações tinham os maiores ganhos, com o índice STOXX Europe 600 do setor subindo 3,8 por cento. A Deutsche Telekom AG avançava 13,2 por cento após a AT&T dizer que vai comprar a unidade T-Mobile USA da empresa alemã.

As ações da Vodafone se apreciavam 4 por cento, com o Bank of America Merrill Lynch dizendo que a companhia deve se beneficiar da menor competição nos Estados Unidos.

As montadoras de veículos operavam em alta após o JPMorgan Cazenove dizer que o setor automotivo tem uma posição relativamente competitiva.

O índice STOXX Europe 600 de automóveis e autopeças subia 1,2 por cento. A Volkswagen ganhava 2,21 por cento. A fabricante alemã de caminhões MAN , da qual a Volkswagen é a maior acionista, elevou as previsões de dividendos para superar previsões.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresEuropaTelecomunicações

Mais de Mercados

Ibovespa opera em alta com Trump em Davos no radar

Puma tem dificuldade em competir com Nike e Adidas e ações caem 18% após resultado

Trump em Davos, arrecadação federal e injeção de capital na China: o que move o mercado

Futuros dos mercados dos EUA ficam estáveis com otimismo sobre Trump