Mercados

Telecomunicações impulsionam mercado com aquisições

O índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 subia 1,6 por cento, aos 1.106 pontos, ampliando a alta de sexta-feira

As companhias de telecomunicações tinham os maiores ganhos, com o índice STOXX Europe 600 do setor subindo 3,8 por cento (Getty Images)

As companhias de telecomunicações tinham os maiores ganhos, com o índice STOXX Europe 600 do setor subindo 3,8 por cento (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de março de 2011 às 08h47.

Londres - As bolsas de valores da Europa operavam em alta nesta segunda-feira, com a confiança do investidor aumentando por sinais de melhora na situação nuclear do Japão, enquanto companhias de telecomunicações eram impulsionadas após a Deutsche Telekom vender a T-Mobile USA para a AT&T.

Os ganhos podem ser limitados, porém, com o petróleo Brent subindo cerca de 2 por cento após aviões ocidentais bombardearem a Líbia. A alta do petróleo gera temores sobre o impacto da inflação na economia global.

Às 8h10 (horário de Brasília), o índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 subia 1,6 por cento, aos 1.106 pontos, ampliando a alta de sexta-feira.

A confiança do mercado melhorava diante de sinais de progresso na usina nuclear danificada pelo terremoto e o tsunami que atingiram o Japão, com engenheiros restaurando a eletricidade de três reatores.

As companhias de telecomunicações tinham os maiores ganhos, com o índice STOXX Europe 600 do setor subindo 3,8 por cento. A Deutsche Telekom AG avançava 13,2 por cento após a AT&T dizer que vai comprar a unidade T-Mobile USA da empresa alemã.

As ações da Vodafone se apreciavam 4 por cento, com o Bank of America Merrill Lynch dizendo que a companhia deve se beneficiar da menor competição nos Estados Unidos.

As montadoras de veículos operavam em alta após o JPMorgan Cazenove dizer que o setor automotivo tem uma posição relativamente competitiva.

O índice STOXX Europe 600 de automóveis e autopeças subia 1,2 por cento. A Volkswagen ganhava 2,21 por cento. A fabricante alemã de caminhões MAN , da qual a Volkswagen é a maior acionista, elevou as previsões de dividendos para superar previsões.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresEuropaTelecomunicações

Mais de Mercados

Banco do Brasil promove trocas nas lideranças de cinco empresas do conglomerado

Bolsas globais superam desempenho dos EUA nos primeiros seis meses do governo Trump

Ibovespa fecha em queda de 1,61% pressionado por tensões políticas

Dólar fecha em alta de 0,73% após Bolsonaro ser alvo de operação da PF