Invest

Super Quarta com Fed e Copom, guerra, China e o que move o mercado

Dia deve marcar o início do ciclo de alta de juros nos Estados Unidos; mercado espera elevação de 25 pontos base

 (Tom Williams/ AFP via/Getty Images)

(Tom Williams/ AFP via/Getty Images)

GG

Guilherme Guilherme

Publicado em 16 de março de 2022 às 06h30.

Esta reportagem faz parte da newsletter EXAME Desperta. Assine gratuitamente e receba todas as manhãs um resumo dos assuntos que serão notícia.

Bolsas asiáticas fecharam em forte alta, e os principais índices de ações da Europa e os futuros de Nova York operam com ganhos acima de 1% na manhã desta quarta-feira, dia 16, na medida em que um cessar-fogo para a guerra parece mais próximo. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, voltou a sinalizar que deve aceitar o principal pleito de Vladimir Putin, presidente da Rússia, de desistência da entrada na Otan, dizendo que os termos são "realistas".

Na Ásia, o impulso vem da sinalização do governo da China de que vai recuar das restrições para a listagem de companhias do país no exterior, com promessa de apoio ao mercado financeiro e à economia local.

Mas nenhum outro assunto deve prender mais as atenções do mercado nesta quarta do que as decisões de juros dos bancos centrais do Brasil e dos Estados Unidos. A inflação em níveis historicamente elevados tem pressionado as políticas monetárias do mundo inteiro e a expectativa é a de que o ciclo alta dos juros americanos comece hoje.

O anúncio oficial do Fomc, o comitê de política monetária do Federal Reserve (Fed), está programado para às 15h (horário de Brasília), com entrevista coletiva de Jerome Powell, presidente do Fed, na sequência, às 15h30.

Veja a seguir o desempenho dos indicadores às 5h40 (de Brasília):

  • Hang Seng (Hong Kong): +9,08%
  • SSE Composite (Xangai): +3,48%
  • FTSE 100 (Londres): +1,48%
  • DAX (Frankfurt): +2,28%
  • CAC 40 (Paris): +2,47%
  • S&P futuro (Nova York): +0,97%
  • Nasdaq futuro (Nova York): +1,48%

Alta de juros nos EUA

A expectativa é a de que o Fed eleve sua taxa básica de juros em 25 pontos base, do intervalo entre zero e 0,25% para 0,25% e 0,50%. A coletiva de imprensa com o presidente do Fed, Jerome Powell, está prevista para às 15h30.

Investidores esperam por pistas sobre o ritmo da elevação de juros diante dos impactos da guerra na Ucrânia na inflação. O Índice de Preço ao Consumidor americano está em 7,9% em 12 meses, o maior nível desde 1982.

Copom no Brasil

Projeções de aperto de juros ambém ganham força no Brasil. O estimativa de mercado do último Focus para a Selic de 2022 saiu de 12,25% para 12,75%. Parte dos economistas já projeta a taxa acima de 13% para o fim do ano, com adiamento do início do ciclo de cortes. Para a decisão desta quarta, o consenso é de alta de 100 pontos base, com a Selic saindo de 10,75% para 11,75% ao ano. O comunicado do Comitê de Política Monetária (Copom) sairá às 18h30.

O aumento do preço tanto da gasolina como do óleo diesel na casa de 20%, anunciado na última semana pela Petrobras (PETR3, PETR4), está entre os principais fatores que levaram à recente piora das perspectivas econômicas. O IPCA esperado para este ano passou de 5,65% para 6,45%, segundo as projeções contidas no boletim Focus.

Balanços do dia

Inflação e juros altos já têm se refletido negativamente sobre os balanços das principais companhias do país. No Magazine Luiza (MGLU3), a queda de vendas das lojas físicas no quarto trimestre cobrou um preço alto, afetou a rentabilidade e, como consequência, os papéis lideraram as quedas do último pregão.

Tudo o que você precisa saber para avaliar uma empresa está no guia "Indicadores de valor: como ler o balanço de uma empresa". Baixe grátis!

Outro setor que tem sido bastante afetado pelas condições macroeconômicas é o do mercado imobiliário. Nesta quarta, será a vez de a MRV (MRVE3) apresentar seus números trimestrais de outubro a dezembro de 2021. A pressão é grande após os resultados da Tenda (TEND3) terem aumentado o pessimismo sobre as construtoras.

Marisa (AMAR3) e Bemobi (BMOB3) também divulgarão seus resultados após o encerramento do pregão.

Investidores também devem reagir aos resultados de CVC (CVCB3), Iguatemi (IGTI3), Yduqs (YDUQ3) e Trisul (TRIS3), divulgados na última noite.

Acompanhe tudo sobre:bolsas-de-valoresInflaçãoFed – Federal Reserve SystemBanco CentralJurosCopomExame Hoje

Mais de Invest

Nubank poderia ser avaliado em US$ 140 bilhões — se fosse um banco americano, diz JPMorgan

AstraZeneca se antecipa a prazo dado por Trump e oferece descontos de até 70% em remédios nos EUA

Latam planeja até 30 novos destinos no Brasil com encomenda de jatos da Embraer

Procon inicia averiguação de falhas da Enel no fornecimento de energia após fortes chuvas em SP