Stellantis: empresa também vai interromper temporariamente a produção em suas fábricas de montagem no México e no Canadá (Gonzalo Fuentes/Reuters)
Repórter Exame IN
Publicado em 3 de abril de 2025 às 16h20.
Última atualização em 3 de abril de 2025 às 18h13.
A Stellantis, controladora das marcas Jeep, Chrysler e Ram na Europa, anunciou que está demitindo temporariamente 900 trabalhadores em cinco instalações nos Estados Unidos após as tarifas impostas por Donald Trump.
A empresa também vai interromper temporariamente a produção em suas fábricas de montagem no México e no Canadá.
A decisão foi comunicada por e-mail pelo chefe da Stellantis na América do Norte, Antonio Filosa, nesta quinta-feira, 3 de abril de 2025, segundo a agência de notícias Reuters. As ações da Stellantis caíram 9,4% em Nova York.
As fábricas nos Estados Unidos fornecem componentes para as operações de montagem em Toluca, no México, e em Windsor, no Canadá. As fábricas impactadas produzem modelos como a minivan Chrysler Pacifica e o SUV Jeep Compass, ambos vendidos no mercado americano.
A Stellantis afirmou que as novas tarifas exigem "resiliência e disciplina coletiva" para que a empresa possa superar este "momento desafiador". O setor automotivo foi afetado por alíquotas de 25%.
O representante da montadora também destacou que a empresa se adaptará rapidamente às mudanças políticas, com o objetivo de proteger seus negócios, manter sua vantagem competitiva e continuar entregando produtos de qualidade aos seus clientes.