Marginal Tietê: acessos podem ser fechados se trânsito estiver ruim (.)
Da Redação
Publicado em 18 de outubro de 2010 às 13h01.
São Paulo - Sete meses depois de abrir ao tráfego novas pistas, a Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa) vai contratar uma empresa para criar um sistema de sinalização e controle de tráfego nas Marginais do Tietê e do Pinheiros. Isso possibilitará restringir o acesso de veículos quando as pistas estiverem sobrecarregadas. As vias vão ganhar monitoramento total, 24 horas, e será possível fazer o rastreamento dos veículos. Haverá ainda controles de acessos em 16 pontos.
Nesses pontos, serão instalados semáforos. Quando os sinais marcarem vermelho, por conta de congestionamentos ou problemas na pista, os agentes de trânsito automaticamente fecharão o acesso.
A Dersa fará um leilão eletrônico para escolher a empresa que fornecerá os equipamentos em dez dias. Já a adoção do novo sistema, incluindo a aprovação pela Prefeitura de São Paulo, demorará 24 meses. A partir do quarto mês de desenvolvimento deverá ser iniciado funcionamento em operação assistida.
O novo sistema incluirá câmeras de vídeo para monitorar em tempo real as condições de fluidez de tráfego e identificação de incidentes, como carros quebrados. Haverá ainda radares capazes de ler placas (LAPs), conjuntos para detecção de altura excedente de caminhões, painéis de mensagens e de informações aos usuários.
Isso permitirá mais autuações de veículos em desacordo com a legislação de trânsito, falta de pagamento de licenciamento e multas ou pendências na Justiça. De acordo com especialistas em controle de tráfego, também se abre a possibilidade para implementar maiores restrições ao tráfego na capital - incluindo o pedagiamento da via expressa da Marginal do Tietê. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Copyright © Agência Estado. Nenhuma das informações contidas neste servidor pode ser reproduzida, seja a que título for, sem o acordo prévio da Agência Estado.