Mercados

SLW reduz recomendação para ações da Cetip

Papéis chegaram próximo ao preço-alvo após a entrada da ICE no capital da empresa, diz analista

SLW Corretora alterou sua recomendação para os papéis e prevê ajuste técnico “em breve” (Germano Lüders/EXAME)

SLW Corretora alterou sua recomendação para os papéis e prevê ajuste técnico “em breve” (Germano Lüders/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de julho de 2011 às 10h54.

São Paulo – A SLW reduziu hoje a recomendação para as ações da Cetip - Balcão Organizado de Ativos e Derivativos (CTIP3), maior câmara de liquidação e custódia do Brasil, após a entrada da IntercontinentalExchange (ICE) no capital da companhia, o que levou os papéis a subirem forte na última sexta-feira (15).

A ICE, com sede em Atlanta, comprou uma participação de 12,4% na Cetip, que pertencia ao Fundo de Investimentos em Participações - Advent de Participações e de controladas diretas e indiretas do Itaú Unibanco Holding. A IntercontinentalExchange adquiriu 31,6 milhões de ações, a 25,50 reais cada. O investimento foi de cerca de 512 milhões de reais na empresa brasileira.

Embora tenha classificado a notícia como positiva, o analista Pedro Galdi da SLW Corretora reajustou a recomendação para as ações da Cetip, alterando de manter para vender. O preço-alvo, segundo o consenso de mercado, é de 26,32 reais. Segundo Galdi, “a alta forte vista no último pregão trouxe o preço da ação para muito próximo de nosso preço-alvo, o que acreditamos possa ser objeto de um ajuste técnico em breve”.

O negócio, que faz da ICE o maior acionista da Cetip, fez os papéis da companhia registrarem a maior alta desde março na última sessão. No ano, as ações da Cetip acumulam alta de 12,05%. No mesmo período, o Ibovespa teve queda de 14,94%.

“A importância da substituição da Avent pela ICE tem várias vertentes, mas tem como destaque a estabilidade de um novo sócio com visão de longo prazo que pode trazer expertise e oportunidades de negócios para a Cetip”, avalia o analista Aloisio Villeth Lemos da Ágora Corretora. Ele reforçou hoje a recomendação de compra para os papéis ordinários. O preço-alvo foi mantido em 33,80 reais até o final de 2011.

A ICE já está no Brasil em uma parceria com o empresário Eike Batista para a criação da BRIX, que almeja ser a primeira plataforma eletrônica de negociação de energia elétrica na América Latina. A entrada da ICE na Cetip, agora, pode indicar que a BRIX buscará algum tipo de parceria com ela.

O investimento da ICE na Cetip acontece em meio à aquisição da NYSE Euronext, por 9,2 bilhões de dólares, pela Deutsche Bourse, aprovada pelos acionistas das duas bolsas neste mês. A BM&FBovespa, operadora da bolsa brasileira, assinou um memorando de entendimento com a Bolsa de Valores de Colombia para explorar a “possibilidade” de integrar suas plataformas de negociações de valores nos mercados de renda variável, renda fixa e derivativos, segundo comunicado divulgado em 8 de julho.

Acompanhe tudo sobre:AçõesAnálises fundamentalistasbolsas-de-valoresMercado financeiro

Mais de Mercados

Lucro da Meta supera (com folga) consenso para o 3º tri, mas balanço não empolga investidores

Microsoft sobe após balanço e analista diz que valor da empresa pode bater US$ 4 tri

Resultado do 3º tri não anima e ações da WEG (WEGE3) lideram baixas

Klabin arranja sócio para terras excedentes e levanta R$ 1,8 bi