Mercados

Sexta dramática: apenas 2 das 58 ações do Ibovespa sobem

Principal índice da Bolsa cai forte, repetindo o comportamento de outras bolsas pelo mundo.


	Tristeza: mau humor foi provocado por vários fatos, como a sinalização de alta de juros do Fed
 (Stock.Xchange)

Tristeza: mau humor foi provocado por vários fatos, como a sinalização de alta de juros do Fed (Stock.Xchange)

Rita Azevedo

Rita Azevedo

Publicado em 9 de setembro de 2016 às 12h28.

São Paulo — A sexta-feira é sombria para a maior parte das empresas cujas ações compõem o Ibovespa. No dia, apenas dois papéis registram leves altas: os ordinários da Fibria subiam até 2% e os preferenciais da Suzano registravam ganhos de cerca de 1%.

Por volta do meio-dia, o principal índice da Bolsa recuava quase 2,5%, aos 59.495 pontos, e repetia o comportamento de outras bolsas pelo mundo. 

O mau humor generalizado dos investidores foi provocado por vários fatores. Durante a manhã, o presidente do Federal Reserve (Fed) de Boston, Eric Rosengren, disse que é arriscado demais para os Estados Unidos esperar a elevação da taxa de juros, num claro sinal de que a elevação das taxas pode estar próxima. 

Outro motivo de preocupação foi a realização do quinto e mais poderoso teste nuclear na Coreia do Norte. A explosão foi confirmada durante a madrugada pelo governo local, que disse ter dominado a habilidade de montar uma ogiva em um míssil balístico. 

Pesou também para o nervosismo a divulgação dos dados de inflação da China, que desacelerou para seu ritmo mais fraco em quase um ano. 

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valoresEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasFibriaIbovespaMadeiraMercado financeiroPapel e Celuloseservicos-financeirossuzano

Mais de Mercados

Banco do Brasil promove trocas nas lideranças de cinco empresas do conglomerado

Bolsas globais superam desempenho dos EUA nos primeiros seis meses do governo Trump

Ibovespa fecha em queda de 1,61% pressionado por tensões políticas

Dólar fecha em alta de 0,73% após Bolsonaro ser alvo de operação da PF