Invest

‘Sete Magníficas’: desaceleração no crescimento pressiona setor de tecnologia

Gigantes como Meta, Tesla e Apple irão divulgar seus resultados financeiros nesta semana

Publicado em 27 de janeiro de 2025 às 08h06.

O período de divulgação de resultados das gigantes do setor de tecnologia americano começa nesta semana. Microsoft (MSFT), Meta (META) e Tesla (TSLA) divulgam seus resultados nesta quarta-feira.

A Apple (AAPL), por sua vez, publica seu balanço na quinta-feira, enquanto Alphabet (GOOGL) e Amazon (AMZN) marcaram o anúncio para a próxima semana. A última a apresentar o balanço será a fabricante de chips Nvidia (NVDA), que marcou a divulgação para o dia 26 de fevereiro.

Embora as "Sete Magníficas" — grupo formado por Apple, Nvidia, Microsoft, Alphabet, Amazon, Meta e Tesla — continuem tendo projeções de lucro incomparáveis com o restante do mercado, investidores acreditam que haverá uma desaceleração significativa no seu ritmo de crescimento.

Desde o final de 2022, o grupo impulsionou uma alta de US$ 15 trilhões no índice Nasdaq 100 com seus investimentos bilionários no setor de inteligência artificial. Com isso, a pressão por resultados só aumenta.

Projeções compiladas pela Bloomberg Intelligence indicam que o grupo deve divulgar crescimento de 22% no quarto trimestre de 2024 em comparação com o mesmo período do ano anterior. Se a estimativa se confirmar, será a menor taxa de aumento desde o primeiro trimestre de 2023.

Analistas ouvidos pela Bloomberg acreditam que, diante desse cenário, ou as empresas apresentam uma melhora nos lucros, ou o seu valor de mercado terá que cair.

“Sabemos como as ações reagem se elas não atingim o que todos esperam,” disse Michael Casper, da Bloomberg Intelligence.

Solita Marcelli, diretora de investimentos para as Américas da UBS Global Wealth Management, discorda. A executiva disse à Bloomberg que o valuation alto das empresas é justificável quando se considera as projeções de receita fruto do investimento em inteligência artificial.

Só no último ano fiscal, acredita-se que Microsoft, Alphabet, Amazon e Meta tenham gastado mais de US$ 200 bilhões em inteligência artificial.

Acompanhe tudo sobre:MetaAlphabetTeslaBalançosEstados Unidos (EUA)empresas-de-tecnologia

Mais de Invest

Vale (VALE3): mineradora anuncia data para divulgação de resultados do segundo trimestre

Ações da Meta batem recorde com anúncio de laboratório de superinteligência

Jeff Bezos planejou venda bilionária de ações da Amazon no dia do casamento

Casas Bahia (BHIA3) dá mais um passo para ter novo controlador: entenda