Mercados

Senior Solution deixa pequenas para trás na Bolsa

Empresa de tecnologia é a primeira a completar todas as etapas do mercado de acesso brasileiro e chegar ao Novo Mercado

Bolsa brasileira: Senior Solution é nova integrante do Novo Mercado (Germano Lüders/Site Exame)

Bolsa brasileira: Senior Solution é nova integrante do Novo Mercado (Germano Lüders/Site Exame)

Rita Azevedo

Rita Azevedo

Publicado em 17 de agosto de 2017 às 13h48.

Última atualização em 17 de agosto de 2017 às 15h57.

São Paulo -- Cinco anos após entrar no Bovespa Mais -- segmento da Bolsa voltado para empresas de menor porte --, a Senor Solution migrou, nesta quinta-feira, para o Novo Mercado, nível mais elevado de governança corporativa.

Com a mudança, a companhia de software e serviços para o setor financeiro se torna a primeira empresa a completar todas as etapas do mercado de acesso, que permite que companhias de menor porte ingressem de forma gradual no mercado acionário.

Segundo as regras do Bovespa Mais, pequenas e médias empresas podem ser listadas na Bolsa sem a necessidade de realizar imediatamente uma oferta de ações. Diferentemente do que acontece com companhias de maior porte, as adeptas ao segmento têm um prazo de sete anos para atingir o mínimo de 25% de ações em circulação e realizar o IPO.

No caso da Senior Solution, o processo durou bem menos. A companhia foi listada em maio de 2012. Dez meses depois realizou o IPO, levantando 55,5 milhões de reais.

"O período serviu para nos habituarmos com as regras do mercado acionário e permitiu que potenciais investidores nos conhecessem", disse Bernardo Gomes, presidente da Senior, em evento realizado na B3.

Agora, com a migração para o Novo Mercado, o presidente da companhia espera atrair investidores que, até então, não eram acessíveis, como estrangeiros e fundos de pensão. Com mais liquidez, a empresa pode colocar em prática outros planos como novas emissões de ações.

Hoje, a maior parte dos acionistas da Senior Solution é formada por pessoas físicas e fundos de investimento. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) também é dono de 11% da empresa.

De 2013, quando foi realizada a oferta de ações, até 2016, as receitas líquidas passaram de 51,2 milhões de reais para 84,6 milhões de reais. O lucro, que era de cerca de 2 milhões  de reais em 2013 terminou o ano passado em 8,2 milhões de reais.

Do IPO para cá, os papéis da Senior Solution acumulam ganhos de 98%. Só em 2017, a alta acumulada é de 55%.

Acompanhe tudo sobre:B3Senior Solution

Mais de Mercados

Do campo à Faria Lima, dívida da Agrogalaxy passa de R$ 4,5 bilhões

"Emergentes podem voltar a ser os queridinhos do mercado", diz Luiz Fernando Araujo, da Finacap

De olho em fiscal brasileiro, Ibovespa cai e dólar sobe — ambos mais de 1,5%

Petrobras paga nesta sexta-feira a segunda parcela de proventos do 1º trimestre