Vendas do varejo nacional e americano são o ponto alto da agenda de indicadores semanais (.)
Da Redação
Publicado em 10 de setembro de 2010 às 18h00.
São Paulo - Uma agenda de números discretos deve deixar os mercados voláteis na próxima semana. O ponto alto no cenário nacional são os números de vendas no varejo, divulgados na próxima terça (14) às 9 horas da manhã e aguardados com expectativa de leve queda de 0,3% frente aos resultados de julho.Outros destaques do calendário interno são a balança comercial de setembro às 11 horas da segunda feira (13), o IGP-M do primeiro decêndio às 8 horas da terça-feira (15) e o IPC-S às 8 horas da quinta-feira (16) e o IPC-Fipe às 6 horas da sexta-feira (17).
O segundo pico da agenda semanal também trata de varejo as vendas do setor, mas nos Estados Unidos, aponta o economista André Perfeito, da Gradual Investimentos. "A expectativa é de alta discreta, de 0,3% para 0,4%. As diferenças decimais podem alimentar os temores pela já esperada lenta recuperação americana. A chance de vir um número negativo é muito grande", explica o economista. As vendas do varejo americano serão conhecidas na terça-feira (14) às 10 horas de Brasília.
Cabe ao investidor ficar de olho também nos pedidos de seguro desemprego dos Estados Unidos às 9h30 da terça-feira (15), e a confiança do consumidor de Michigan na sexta-feira (17) às 10h55 , aponta o diretor de investimentos da corretora Petra, Ricardo Binelli. "Os dados de trabalho nos Estados Unidos têm tido resultados positivos, de qualquer modo. O impacto no consumo é a grande expectativa, uma vez que consumo e emprego estão diretamente ligados no país".
A produção industrial do país em agosto, divulgada às 10h15 da quarta-feira (15), deve sofrer desaceleração de 1% no mês de julho para 0,3%, segundo a expectativa do mercado, mostra o portal Briefing.com. No continente europeu, o destaque vai para os dados de inflação na Zona do Euro, na quarta-feira (15) às 8 horas.
Siga as últimas notícias de Mercados no Twitter
Assine a newsletter do Canal de Mercados