Mercados

A nova carteira do Ibovespa: sem Smiles e com Minerva, CPFL e Energisa

Vale ganha participação no índice e passa a ser a empresa com maior peso, à frente de Itaú e Petrobras

Bolsa: carteira teórica do Ibovespa ganha ações da Minerva, Energisa e CPFL Energia; papéis da Smiles deixam índice (NurPhoto/Getty Images)

Bolsa: carteira teórica do Ibovespa ganha ações da Minerva, Energisa e CPFL Energia; papéis da Smiles deixam índice (NurPhoto/Getty Images)

GG

Guilherme Guilherme

Publicado em 4 de maio de 2020 às 15h14.

Última atualização em 4 de maio de 2020 às 15h27.

A nova composição da carteira teórica do Índice Bovespa, divulgada nesta segunda-feira, 4, deixou de fora as ações da Smiles, empresa que administra o programa de milhas da GOL. Em seu lugar, entraram os papéis do frigorífico Minerva e das companhias de transmissão de energia CPFL Energia e Energisa, que terão participação de 0,2185%, 0,3398% e 0,7533%, respectivamente. A composição irá vigorar entre 4 de maio e 4 de setembro, quando será renovado.

Já as ações da Vale passaram a ser as com maior peso no índice - espaço antes ocupado pelos papéis do Itaú. Na nova carteira, os papéis da mineradora, passou a valer de 8,189% para 10,154%.

Em seguida, aparecem as ações preferenciais do Itaú, Bradesco e Petrobras, e as ordinárias B3, com respectiva participação de 7,414%, 5,611%, 5,610% e 5,405%. Somada com seus papéis ordinários, a Petrobras passou a ter participação de 9,3923%.

Se no Ibovespa as trocas foram sutis, o mesmo não ocorreu com o índice Small Caps, que recebeu 13 novas empresas. Somente a fabricante de armas Taurus foi tirada do índice. Em seu lugar, entraram as ações da Anima, Azul, BR Malls, C&A, Cogna, Dommo, Embraer, CSN, Sinqia, Via Varejo, Vivara e Yduqs.

Acompanhe tudo sobre:SmilesEnergisabolsas-de-valoresSmall capIbovespaCPFLMinerva Foods

Mais de Mercados

Por que está mais difícil de prever crises nos Estados Unidos

Por que empresas de robotáxi chinesas não foram bem recebidas na bolsa

Tesla segue roteiro da Berkshire. Mas Elon Musk pode ser novo Buffett?

Pfizer vence disputa com Novo Nordisk e compra a Metsera por US$ 10 bi